Home Últimas Notícias Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios
Últimas Notícias

Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios

Compartilhar
A ferramenta de monitoramento é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km
Num esforço contínuo para tomar ações mais rápidas e eficientes no combate aos focos de incêndio, a Usina Lins anuncia o lançamento de um novo sistema de monitoramento por câmeras com detecção de fogo e fumaça. Reconhecendo os incêndios como uma das principais causas de impacto ambiental e social, essa iniciativa reafirma o compromisso da empresa em contribuir para a mitigação desses impactos, protegendo a comunidade e promovendo a sustentabilidade.
Apresentada no dia 23 de novembro, no Centro de Operações Agrícolas (COA) da Usina Lins, o novo sistema é parte integrante das ações promovidas pela campanha “Juntos Prevenindo Incêndios”. A ferramenta é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km – podendo chegar até 20 km de raio através da observação visual do operador. Estrategicamente posicionadas, as câmeras cobrem 100% das propriedades da empresa e áreas vizinhas. O lançamento contou com a presença da Polícia Militar Ambiental de Lins, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Lins, Secretaria de Segurança de Lins e colaboradores da Usina Lins.

Carlos Eduardo Araujo de Toledo, Coordenador de Inteligência da Informação da Usina Lins, enfatiza a importância estratégica do sistema para o combate aos incêndios. “O monitoramento é uma peça fundamental em nosso compromisso com a segurança e a preservação ambiental, compromisso este que vem desde o início das operações, com a colheita de cana-de-açúcar feita 100% crua. Ao detectar precocemente os focos de incêndio, podemos agir com rapidez, minimizando danos e protegendo nossa comunidade”.

Durante a cerimônia, foram apresentados os planos de prevenção e planejamento estratégico de combate a incêndios estruturados pelo Sistema Integrado Agrícola de Emergência (Sinagre). Além do novo veículo 4×4, a empresa conta com uma frota de 16 caminhões pipa, três caminhões tanque de abastecimento de água, duas motoniveladoras e uma equipe de 130 brigadistas agrícolas. Para Murilo Raposo, coordenador agrícola da Usina Lins, investir em novas tecnologias é fundamental. “Estamos na época do ano mais crítica relacionada a incêndios. Por isso, a Usina Lins dá a devida importância para o tema e investe em inovações tecnológicas para mitigar os danos a sociedade, meio ambiente e empresa”.

 

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...