Home Últimas Notícias Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios
Últimas Notícias

Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios

Compartilhar
A ferramenta de monitoramento é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km
Num esforço contínuo para tomar ações mais rápidas e eficientes no combate aos focos de incêndio, a Usina Lins anuncia o lançamento de um novo sistema de monitoramento por câmeras com detecção de fogo e fumaça. Reconhecendo os incêndios como uma das principais causas de impacto ambiental e social, essa iniciativa reafirma o compromisso da empresa em contribuir para a mitigação desses impactos, protegendo a comunidade e promovendo a sustentabilidade.
Apresentada no dia 23 de novembro, no Centro de Operações Agrícolas (COA) da Usina Lins, o novo sistema é parte integrante das ações promovidas pela campanha “Juntos Prevenindo Incêndios”. A ferramenta é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km – podendo chegar até 20 km de raio através da observação visual do operador. Estrategicamente posicionadas, as câmeras cobrem 100% das propriedades da empresa e áreas vizinhas. O lançamento contou com a presença da Polícia Militar Ambiental de Lins, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Lins, Secretaria de Segurança de Lins e colaboradores da Usina Lins.

Carlos Eduardo Araujo de Toledo, Coordenador de Inteligência da Informação da Usina Lins, enfatiza a importância estratégica do sistema para o combate aos incêndios. “O monitoramento é uma peça fundamental em nosso compromisso com a segurança e a preservação ambiental, compromisso este que vem desde o início das operações, com a colheita de cana-de-açúcar feita 100% crua. Ao detectar precocemente os focos de incêndio, podemos agir com rapidez, minimizando danos e protegendo nossa comunidade”.

Durante a cerimônia, foram apresentados os planos de prevenção e planejamento estratégico de combate a incêndios estruturados pelo Sistema Integrado Agrícola de Emergência (Sinagre). Além do novo veículo 4×4, a empresa conta com uma frota de 16 caminhões pipa, três caminhões tanque de abastecimento de água, duas motoniveladoras e uma equipe de 130 brigadistas agrícolas. Para Murilo Raposo, coordenador agrícola da Usina Lins, investir em novas tecnologias é fundamental. “Estamos na época do ano mais crítica relacionada a incêndios. Por isso, a Usina Lins dá a devida importância para o tema e investe em inovações tecnológicas para mitigar os danos a sociedade, meio ambiente e empresa”.

 

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...