Home Últimas Notícias Açúcar: preços despencam à medida que as preocupações com a oferta diminuem
Últimas Notícias

Açúcar: preços despencam à medida que as preocupações com a oferta diminuem

Compartilhar

Os preços do açúcar caíram na quarta-feira para o menor nível em 5 meses, uma vez que a diminuição das preocupações com a oferta de açúcar alimentou a venda de futuros de açúcar por fundos. Os preços do açúcar caíram acentuadamente na semana passada, depois que a Conab aumentou na última quarta-feira sua estimativa de produção de açúcar no Brasil para 2023/24 em 15%, para 46,9 milhões de toneladas, de uma estimativa de agosto de 40,9 milhões de toneladas.

O contrato do açúcar bruto com vencimento em março fechou em queda de 7,9%, a 23 centavos de dólar por libra-peso, o menor preço desde o início de julho. O açúcar branco também despencou. O contrato com vencimento em março caiu 6,9%, para US$ 643,60 por tonelada, uma mínima de cinco meses.

Também pesou sobre os preços do açúcar a fraqueza do petróleo bruto, já que os preços do petróleo bruto caíram na quarta-feira mais de 4%, para o mínimo de 5 meses. Os preços mais fracos do petróleo bruto subcotaram os preços do etanol e podem levar as usinas de açúcar do mundo a desviar mais moagem de cana para a produção de açúcar do que o etanol, aumentando assim a oferta de açúcar.

O Brasil aumentou sua produção de açúcar este ano, já que a Unica informou na segunda-feira passada que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena de novembro aumentou 30,9% a/a para 2,19 milhões de t e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até meados de Novembro subiu 23,1% ano a ano para 39.412 milhões de t. Além disso, 49,41% da cana moída foi utilizada para a produção de açúcar este ano, um aumento em relação aos 45,97% do ano passado. Enquanto isso, o Brasil exportou 3,7 milhões de toneladas de açúcar em novembro, marcando um novo recorde para o mês.

Segundo a Reuters, notícias da Índia sobre uma possível ação do governo para aumentar a produção de açúcar em detrimento do etanol também colocaram mais pressão sobre o mercado.

Informações da Barchart e Reuters

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal oscila no mercado paulista e segue sem tendência definida

As cotações do açúcar cristal branco seguem oscilando no mercado paulista. Após...

Últimas Notícias

Índia diz que, por ora, não há planos de aumentar mistura de etanol na gasolina

A Índia não tem planos de aumentar o teor de etanol na...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos dobra frota de colhedoras de duas linhas e reduz consumo de diesel na colheita de cana

Tecnologia proporciona economia média de 20% de combustível por tonelada colhida e...