Home Últimas Notícias ORPLANA participa de Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável no Uruguai
Últimas Notícias

ORPLANA participa de Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável no Uruguai

Compartilhar

Encontro debate práticas sustentáveis na produção de cana-de-açúcar; evento segue até o dia 9 de dezembro

A ORPLANA (Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil) participou, na terça-feira (5), da abertura do Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável – Compartilhando Conhecimento de Melhoria Contínua na Produção de Cana-de-Açúcar. O evento acontece em Bella Unión, no Uruguai, e segue até o dia 9 de dezembro.

Realizado pela ALUR (Alcoholes del Uruguay), ANCAP (Administración Nacional de Combustibles Alcohol y Pórtland), Assobari (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri), Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba), Solidaridad Brasil e ORPLANA, o intercâmbio tem como objetivo aprimorar práticas sustentáveis e buscar certificações para os produtos associados.

A programação conta com troca de experiências, palestras e visitas técnicas em campo, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e a colaboração dos participantes. Antecipando a abertura oficial, no dia 4 houve uma interação entre os intercambistas.

Na ocasião, a gerente de Relacionamento de Associações da ORPLANA, Luiza Magalhães Figueira, fez uma apresentação institucional da organização e do MUDACANA, projeto em parceria com a Fundación Solidaridad. Nele, a Assobari e a Socicana, integrantes da ORPLANA, são referências notáveis no campo das boas práticas agrícolas e certificações sustentáveis, sendo as pioneiras na obtenção da certificação Bonsucro para seus produtores.

“Essa é uma oportunidade de mostrar que as associações brasileiras se tornaram referências na transição para uma agricultura sustentável e que esse serviço gera um grande valor para todos os atores da cadeia produtiva”, destaca Luiza, que compôs a comitiva brasileira ao lado de representantes das Assobari (Daiane Bertholo e Paulo Coutinho), da Socicana (Rafael Kalaki e Renato Machado) e da Solidaridad (Fernanda Ceratti e Amanda Barboza).

Segundo a gerente da ORPLANA, o evento reforça os laços de parceria entre Assobari, Socicana e ALUR e também destaca o compromisso conjunto em impulsionar a sustentabilidade na cadeia produtiva da cana.

“As associações membros ORPLANA estão acompanhando e são atentas ao compromisso de impulsionar a sustentabilidade junto com o produtor. Minha expectativa é de ser um evento com muitas trocas e aprendizado para continuarmos o trabalho que já vem sendo realizado”, conclui Luiza.

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Eleições nos EUA e no Brasil podem impulsionar mercado de etanol, diz consultoria

As eleições nos Estados Unidos e no Brasil podem dar novo impulso...

Usina Coruripe
Últimas Notícias

Coruripe amplia moagem em 9,4%, mas EBITDA recua 27% na safra 2026/27

Companhia registra ganhos de produtividade agrícola e aumento de 24% na produção...

Últimas Notícias

Eletrificação e etanol podem avançar juntos na descarbonização do transporte brasileiro, apontam lideranças

Durante conferência da DATAGRO, representantes da Anfavea, BYD e ABVE destacaram o...

Últimas Notícias

Governo inicia em janeiro testes para mistura de 35% de etanol na gasolina

Ensaios devem avaliar durabilidade de componentes, compatibilidade de materiais e funcionamento dos...