Home Últimas Notícias Brasil apresenta o potencial do etanol para produção de SAF no Japão
Últimas Notícias

Brasil apresenta o potencial do etanol para produção de SAF no Japão

Compartilhar

Na sequência da 28ª Conferência do Clima, a COP28, especialistas brasileiros, do governo e setor privado, desembarcaram em Tóquio, no Japão, para discutir descarbonização do setor aéreo. O foco é o desenvolvimento de SAF, o combustível sustentável de aviação (do inglês Sustainable Aviation Fuel), a partir do etanol, energia renovável produzida no Brasil há mais de 40 anos.

O evento foi uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão e apoio da Embaixada do Brasil no Japão.

“Acreditávamos que seria bom, mas a realidade superou as nossas expectativas. Realizar em Tóquio, no Japão, um evento sobre SAF, o combustível sustentável de aviação, talvez tenha sido a mais desafiadora das nossas agendas internacionais. Pela complexidade do tema, cultura e logística”, afirmou o presidente da Unica, Evandro Gussi, em sua rede social.

Segundo ele, os japoneses estão bastante interessados na descarbonização do transporte aéreo e estudam o assunto com afinco. “O que fizemos no Brasil-Japão SAF Workshop foi apresentar o potencial do etanol nessa agenda, como matéria-prima renovável, disponível, efetiva e produzida dentro de uma cadeia de economia circular, altamente tecnológica e sustentável. Também ouvimos sobre os estudos e perspectivas do Japão. Diria que diálogo e cooperação definiram o Brasil-Japão SAF Workshop”, afirmou Gussi.

Net Zero até 2050

De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o SAF pode contribuir com cerca de 65% da redução de emissões necessária para o transporte aéreo atingir a neutralidade de CO2 em 2050 – o que exigirá um aumento maciço na produção de combustível sustentável de aviação.

O Japão tem uma das metas mais ambiciosas para a implementação de SAF como estratégia para a descarbonização do transporte aéreo. O governo japonês estabeleceu mandado para uso de 10% de SAF em 2030, para voos internacionais em aeroportos japoneses. E estima que a demanda por combustível sustentável de aviação pode chegar a 1,7 bilhão de litros por ano.

Atualmente, sete rotas de produção de biocombustíveis são certificadas para produzir SAF. Uma das rotas mais promissoras é a Alcohol to Jet (ATJ), que usa o etanol como base. Essa rota foi identificada por especialistas como a solução mais viável em curto prazo para cumprir a meta de neutralidade de carbono da aviação internacional até 2050.

“Com as matérias-primas disponíveis para a produção de etanol e a possibilidade de crescimento sustentável da produtividade, o Brasil tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo japonês. Seja fornecendo insumos para a produção de SAF ou disponibilizando combustível sustentável para as aeronaves”, destaca o presidente da UNICA.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Norges Bank reduz participação como acionista da Raízen

Banco central da Noruega havia comunicado aquisição de fatia relevante em fevereiro...

Últimas Notícias

Preço dos CBios caem para R$ 67 em abril e preocupa setor de biocombustíveis

CBios têm menor valor desde o início do ciclo 2025; volume negociado...

Últimas Notícias

Cocal investe R$ 25 milhões em segunda usina solar no oeste paulista

A Cocal iniciou em abril a operação de sua segunda usina solar...

Últimas Notícias

Etanol sobe 5,4% no ano e já acumula alta de 14,3% em 12 meses

Preços do etanol e da gasolina recuam em abril, mas seguem mais...