Home Últimas Notícias Exportações de açúcar, etanol e milho cresceram em 2023
Últimas Notícias

Exportações de açúcar, etanol e milho cresceram em 2023

Compartilhar

As exportações do agronegócio em dezembro somaram US$ 13,3 bilhões, valor 0,3% maior em comparação ao mês anterior e 19,3% superior a dezembro de 2022. Com isso, em 2023 o faturamento somou US$ 165,1 bilhões, maior valor nominal já registrado e 3,9% superior ao total registrado em 2022. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No setor sucroenergético, a quantidade embarcada de açúcar refinado no último ano contra 2022 aumentou em 38,4% e, para o produto bruto, o aumento foi de 12,1%. Já o etanol registrou um volume 3,7% maior no mesmo comparativo. De acordo com dados da consultoria Agro Itaú BBA, os preços médios em dólares foram maiores em 24,5% para o açúcar bruto e 19,3% para o açúcar refinado. Já para o etanol, as cotações foram 11% menores na comparação entre as médias de 2023 contra 2022.

Quanto às vendas externas de milho, o volume exportado em 2023 foi de 55,9 milhões de toneladas, quantidade 29,4% maior frente 2022 e a maior já registrada de acordo com os dados da Secex. Sobre os preços médios em dólares, o milho registrou decréscimo de 13,7% no mesmo comparativo. Em relação ao algodão, o total embarcado no último ano foi 10,7% menor em comparação ao registrado em 2022, já os preços em dólares foram 7,6% menores.

Na exportação de soja, o volume exportado de grãos em 2023 foi de 101,9 milhões de toneladas, 29,4% maior em relação ao total de 2022 e a maior quantidade embarcada historicamente em um ano. Em linha com os bons níveis de esmagamento, o óleo de soja registrou 2,3 milhões de toneladas exportadas, entretanto, esta quantidade foi 10% menor em relação a 2022, indicando maior consumo interno do produto.

Já para o farelo, o total embarcado no ano foi 11% maior em relação ao registrado em 2022. Em relação aos preços, óleo e grão apresentaram decréscimos de 28,6% e 11,6%, respectivamente, e a cotação do farelo de soja aumentou em 0,7%, quando comparados às médias registradas em 2023 contra 2022.

Na seção de proteínas animais, a carne bovina in natura registrou 2 milhões de toneladas exportadas em 2023, volume 0,7% maior que o embarcado em 2022. Para as carnes de frango e suína in natura, houve aumento de 7,6% no volume exportado para a de frango e aumento de 7,3% do produto suíno, no mesmo comparativo. Quanto aos preços das carnes bovina e de frango in natura, estes apresentaram diminuição de 20,2% e aumento de 9,2%, respectivamente, e a carne suína registrou aumento de 1,8% na tonelada cotada para o produto in natura, levando em conta os preços médios de 2023 versus 2022.

Maria Vitória, sob supervisão Natália Cherubin com informações Itaú BBA
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues antecipa como o Agro brasileiro será posicionado na COP30 e faz sérios alertas

Ex-ministro descreveu o documento que representará o setor privado na conferência do...

India
Últimas Notícias

Maior cultivo de mandioca na Tailândia pode impactar mercado global de açúcar

Segundo a StoneX, com os preços do açúcar em queda e a...

Últimas NotíciasOpinião

Opinião: O agronegócio sob fogo cruzado

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e fazer demagogia,...

Últimas Notícias

Brasil e Indonésia firmam acordo de cooperação para comércio de produtos do agro

O Brasil e a Indonésia firmaram acordo de cooperação em medidas sanitárias...