Home Últimas Notícias Etanol: consumo de hidratado deve crescer 20,6% em 2024
Últimas Notícias

Etanol: consumo de hidratado deve crescer 20,6% em 2024

Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.
Compartilhar

O mercado do ciclo Otto (gasolina/etanol) no Brasil crescerá 1,9%, para 58,3 bilhões de litros assim como o consumo de etanol hidratado, que em 2024 deverá crescer 20,6% ante 2023, para 19,3 bilhões de litros, ganhando mercado da gasolina C, cuja demanda deverá recuar 2,7% neste ano, segundo os dados são do último relatório da consultoria StoneX, divulgado nesta sexta-feira.

“Mais importante do que o crescimento do conjunto do Ciclo Otto será a dinâmica entre seus combustíveis, uma vez que a virada de 2023 para 2024 foi marcada por uma paridade entre etanol e gasolina abaixo de 60% no Estado de São Paulo, principal consumidor”, disse o relatório da Stone X.

De acordo com a consultoria, o biocombustível deve ganhar  uma fatia maior do mercado. O ‘share’ de hidratado deve sair de 19,6% em 2023 para 23,2% em 2024. “Em 2023, o consumo de gasolina C (com mistura e anidro) registrou crescimento de 6,9% sobre 2022, marcando novo recorde a 46 bilhões de litros. Em 2024, o cenário para a gasolina deverá ser mais parecido com o verificado na segunda metade de 2023, quando o aumento do consumo de etanol hidratado limitou o crescimento de sua demanda, mesmo sob um consumo de Ciclo Otto aquecido”, afirmou a consultoria.

O aumento na cobrança da alíquota fixa de ICMS, que passou de 1,22 real/litro para 1,3721 real/litro a partir de fevereiro, é um fator importante pois vai encarecer a gasolina. Segundo a consultoria, a medida tende a diminuir a paridade entre os combustíveis nos postos, fator que deve estimular a substituição do fóssil pelo biocombustível

“A expectativa é de que a safra 2024/25 do Centro-sul, embora apresente quebra, mantenha elevados níveis de moagem de cana-de-açúcar, o que deve seguir mantendo uma ampla oferta do bicombustível, que também deve contar com um crescimento constante da produção a partir do milho e elevados estoques de passagem”, disse.

A expectativa é que a produção de etanol hidratado se mantenha em 20 bilhões de litros na próxima safra do Centro-Sul, graças ao crescimento da participação do milho.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...