Home Últimas Notícias Usinas já fixaram 18,7 milhões de toneladas de açúcar da temporada 2024/25
Últimas Notícias

Usinas já fixaram 18,7 milhões de toneladas de açúcar da temporada 2024/25

Compartilhar

Preços, no entanto, sofreram ligeira queda em reais por tonelada

Até o dia 31 de janeiro de 2024, as usinas sucroenergéticas já haviam fixado uma quantidade significativa de açúcar para a temporada 2024/25. Foram mais de 18,7 milhões de toneladas destinadas à exportação. As informações são do último levantamento da consultoria Archer Consulting.

O preço médio estabelecido situou-se em 22,20 centavos de dólar por libra-peso. Ao converter esse valor para o real, o preço médio FOB Santos, incluindo o prêmio de polarização, é de aproximadamente R$ 2.516 por tonelada, marcando uma redução de cerca de 50 reais por tonelada em comparação com a estimativa anterior.

De acordo com Arnaldo Corrêa, analista de Mercado e diretor da Archer Consulting, o volume de contratos negociados em dezembro excedeu 3,45 milhões. No entanto, em janeiro, houve uma redução de quase 1 milhão de contratos. “Apesar disso, as estratégias adotadas pelas usinas, que incluíram a aquisição de opções de venda (put) a preços inferiores aos de mercado e a venda de opções de compra (call) a preços superiores, se mostraram eficazes. A volatilidade observada em dezembro, com o mercado recuando mais de 600 pontos da máxima, transformou diversas dessas operações em hedges de venda efetivos”, disse.

De acordo com a análise da consultoria, o percentual de fixação de preços pelas usinas atingiu 72% ao final de janeiro. Para fins de comparação, no mesmo período do ano anterior, este índice estava em 64% para a safra de 2023/2024. Notou-se uma diminuição marginal no preço médio em reais por libra-peso, fixando-se em 109,53 centavos de reais por libra-peso, sem considerar o prêmio de polarização.

“Nossa projeção estima um volume total de exportação de 26 milhões de toneladas de açúcar para a safra de 2024/2025. A Archer Consulting permanece comprometida em monitorar continuamente o mercado e fornecer atualizações regulares para apoiar as decisões comerciais mais estratégicas dos nossos clientes”, destacou Corrêa.

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Governo publica regras para prevenção de incêndio florestal em propriedades rurais

O governo federal definiu as regras para implementação de medidas preventivas a...

DestaqueÚltimas Notícias

Controladores da Raízen estudam venda de participação para Mitsubishi

Os acionistas que controlam a produtora brasileira de açúcar e etanol Raízen...

biocombustivel
DestaqueÚltimas Notícias

Projeto contra devedor contumaz propõe capital mínimo para setor de combustíveis

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) apresentou nesta segunda-feira, 1º, o relatório...

alta petroleo
DestaqueÚltimas Notícias

Brasil bate marca diária de 5 milhões de barris de petróleo e gás pela primeira vez

O Brasil superou em julho, pela primeira vez na história, a marca...