Home Últimas Notícias Comitiva da OCB-PE, junto com a Coaf, estuda com maior grupo cooperativista do mundo durante missão na Espanha
Últimas Notícias

Comitiva da OCB-PE, junto com a Coaf, estuda com maior grupo cooperativista do mundo durante missão na Espanha

Share
Share

FORMAÇÃO INTERNACIONAL

Ao longo dessa semana, o presidente da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Alexandre Lima, junto com outros 24 cooperativistas de vários ramos no estado, tem participado do fechamento do Programa Cooperlider na Espanha. A comitiva é vinculada à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE). A formação busca qualificá-los para governança do sistema OCB-PE.

A missão internacional dos estudos tem sido realizado em Mondragón – cidade espanhola com vocação cooperativista. Os participantes puderam, inclusive, ver apresentações sobre funcionamento da federação de cooperativas do local, que constitui o maior grupo cooperativista do mundo. Também visitaram, durante a semana, as cooperativas do complexo Mondragón, incluindo áreas de pesquisa, indústria e crédito, além de aulas em universidades dessa região na Espanha.

Para o pernambucano Alexandre Lima, o que mais impressionou é que na região o cooperativismo é muito consolidado. ‘Por conta disso, a distribuição de riqueza e renda é bastante equilibrada. O máximo de diferença de salário entre os cooperados é de até 6 vezes maior ou menor entre eles, havendo, inclusive, diz o dirigente canavieiro, cooperativas que só pode ser de 500 Euros a diferença entre elas.

Share
Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Cobertura de posições vendidas eleva os preços do açúcar à medida que o dólar cai

Os preços do açúcar registraram ganhos moderados na sexta-feira, já que uma...

Últimas Notícias

Uso do milho para etanol nos EUA recua 5% em janeiro, para 11,61 milhões de toneladas

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Zerar tarifa do açúcar é medida “natural e adequada”, afirma CEO da Unica

O diretor-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro...

EventosÚltimas Notícias

DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2025 debate biocombustíveis e inovação no setor sucroenergético

Tradicional no calendário do setor, evento reúne lideranças para discutir perspectivas da...