Home Últimas Notícias Embrapa assina protocolo de intenções com a Orplana
Últimas Notícias

Embrapa assina protocolo de intenções com a Orplana

Compartilhar

A Embrapa e a Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), assinaram, durante o evento Cana Summit, promovido na última semana em Brasília, DF, um protocolo de intenções para trabalhar em projetos que visem o desenvolvimento de pesquisas em prol do avanço da produção de cana.

O protocolo tem o objetivo de promover maior aproximação com o segmento produtivo, criando oportunidades para o desenvolvimento de soluções, prototipagem, teste e validação de tecnologias em ambiente operacional de cultivo da cana-de-açúcar e transferência de tecnologia.

“A  aproximação com a Orplana é estratégica para promover maior interação com o setor produtivo, criando oportunidades para que possamos desenvolver soluções em conjunto e que beneficiem toda a cadeia da cana-de-açúcar. Esse protocolo é a entrada para que as nossas Unidades Descentralizadas possam construir acordos com a Orplana”, afirmou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

No documento, Embrapa e Orplana se comprometem a manter relacionamento permanente para a elaboração e a implantação de ações conjuntas, tais como o compartilhamento de informações para apresentar o alcance territorial dos compromissos ambientais dos produtores de cana-de-açúcar assistidos pela Orplana, que representa aproximadamente 11 mil fornecedores distribuídos nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. O acordo também prevê a prestação de mútuo auxílio técnico para o desenvolvimento de agendas de trabalhos em áreas afins das duas organizações.

De acordo com o protocolo de intenções, Embrapa e Orplana formalizarão a colaboração por meio de um termo de cooperação técnica, no qual serão definidas as obrigações e responsabilidades de cada uma. O termo de cooperação deverá conter um Plano de Trabalho que apresente o objeto, a justificativa de interesse técnico, as metas, os recursos financeiros, os recursos humanos e o prazo, respeitando a legislação vigente e os regimentos internos de cada entidade.

Segundo José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana, “a Embrapa é peça fundamental no desenvolvimento dos produtores, que possuem grandes desafios de produtividade, de redução de custos, de melhor manejo, de gestão da propriedade rural e de melhorias na calculadora Renovacalc. É uma infinidade de possiblidades de trabalho junto com a Embrapa em prol do desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético e do setor do agronegócio como um todo”.

O Plano de Trabalho elaborado pela Embrapa Territorial contemplará a análise integrada de dados sobre as dimensões territorial e ambiental dos imóveis rurais com cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. “Os produtores de cana-de-açúcar atendem as cadeias de produção de alimentos e de bioenergia, que têm grande importância econômica e social para a região Centro-Sul do País. É um setor em expansão, que está se inserindo também no fornecimento de combustíveis para a aviação, e a Embrapa vai estar junto para prover soluções tecnológicas focadas na promoção da sustentabilidade”, disse o chefe-geral do centro de pesquisa, Gustavo Spadotti.

Segundo a Ebrapa, o documento não contempla o repasse de recursos financeiros entre as entidades, as quais deverão prever na sua programação orçamentária anual os recursos necessários à execução das atividades decorrentes do acordo. Além disso, o prazo de vigência do protocolo de intenções é de 12 meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo. Após esse prazo, caso não tenha sido formalizado o convênio e/ou termo de cooperação técnica, o documento perderá a eficácia.

Os chefes-gerais da Embrapa Agroenergia e da Embrapa Territorial, Alexandre Alonso e Gustavo Spadotti, também estiveram presentes na assinatura do protocolo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...