Home Últimas Notícias Preços do açúcar fecham moderadamente em baixa à medida que as perspectivas de oferta melhoram
Últimas Notícias

Preços do açúcar fecham moderadamente em baixa à medida que as perspectivas de oferta melhoram

Compartilhar

Os preços do açúcar na quarta-feira ampliaram sua queda de 2 semanas, com o açúcar de NY registrando uma baixa de 15 meses e o açúcar de Londres registrando uma baixa de 14 meses. O contrato do açúcar bruto com vencimento em maio teve queda de 0,31 centavo de dólar, ou 1,6%, indo a 19,32 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato do açúcar branco com vencimento em agosto caiu 1,9%, para US$ 559,30 por tonelada.

A melhoria das perspectivas de oferta tem afetado os preços do açúcar. Na sexta-feira passada, a Unica informou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de março foi de 183 mil toneladas, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Além disso, a produção brasileira de açúcar até o momento, na campanha de comercialização de 2023-24 até março, aumentou +25,7%, para 42.425 milhões de t. As usinas de açúcar do Brasil aumentaram a moagem de cana para obter mais açúcar e menos etanol. As usinas moeram 48,87% do total de cana para produção de açúcar neste ano, ante 45,86% no ano passado.

Também pesando sobre os preços do açúcar está a perspectiva de monções acima da média na Índia este ano, o que poderá impulsionar a produção de açúcar da Índia. O Departamento Meteorológico da Índia espera que o período de monções de 2024 (junho-setembro) seja 106% de uma média de longo prazo de 87 centímetros.

Outro fator de baixa para o açúcar foi o relatório de 3 de abril do Escritório do Conselho de Cana e Açúcar da Tailândia, que mostrou que a produção de açúcar da Tailândia em 2023/24 de dezembro a março foi de 8,75 MMT, acima da estimativa de fevereiro da Thai Sugar Millers Corp para uma produção de açúcar de 7,5. MMT.

Por outro lado, há perspectivas de que a Índia possa usar mais açúcar para produzir etanol. O governo indiano está considerando permitir que as fábricas utilizem 800 mil toneladas adicionais de açúcar para a produção de etanol este ano. Esta medida sugere que o governo não aliviará em breve as restrições à exportação de açúcar.

A queda da produção de 0,5%, para 31,09 milhões de t, de acordo com a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia, também configura perspectiva para manutenção dos preços em patamares mais altos.

Com informações da Barchart
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...