Home Últimas Notícias Acordo para incluir produtores de cana no RenovaBio deve sair até semana que vem
Últimas Notícias

Acordo para incluir produtores de cana no RenovaBio deve sair até semana que vem

renovabio
Compartilhar

Orplana, representando os produtores de cana-de-açúcar, acompanhou reunião em Brasília para negociação com as usinas

Na quarta-feira, 17, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) acompanhou, em Brasília (DF), as movimentações do Projeto de Lei 3.149/20, que inclui os produtores independentes de matéria-prima destinadas à produção de biocombustível na Lei nº 13.576/2017, que criou o programa RenovaBio.

A princípio, a expectativa era que a matéria fosse votada na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados em 20 março. Entretanto, houve um adiamento que, inicialmente, estava previsto para durar duas semanas.

Segundo o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, regimentalmente, a matéria já não estava na pauta da CME e, por isso, houve uma tentativa de inclusão extrapauta, que foi superada por uma iniciativa de acordo.

Ainda de acordo com ele, as conversas seguem entre as entidades na expectativa de um possível acordo até a próxima semana.

O PL em questão defende que os ganhos das usinas com a venda de créditos de descarbonização (CBios), vinculados ao RenovaBio, sejam parcialmente repassados aos produtores rurais de biomassa para biocombustível.

Conforme o texto proposto, a divisão dos valores direcionaria 80% dos ganhos com CBios aos produtores rurais responsáveis pela geração dos créditos, com a venda podendo ser feita por eles.

Os CBios são emitidos após a comprovação de venda dos biocombustíveis, com base em dois elementos: o volume comercializado e a nota de eficiência, que corresponde a quanto o biocombustível evita de emissões de carbono ante o combustível equivalente.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Jalles
Últimas Notícias

Jalles reverte prejuízo, mas sente impacto do clima e encerra safra com moagem 10% menor

Companhia processou 7,1 milhões de toneladas de cana, reduziu produção de açúcar...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Projeto Embrapii usa drones para controle biológico e redução de inseticidas na cana

Tecnologia desenvolvida pela Sardrones, em parceria com a Unidade Embrapii da Esalq/USP,...

Últimas Notícias

Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se consolida como maior evento do mundo de bioenergia

Realizada em agosto, em Sertãozinho/SP, feira receberá visitantes de mais de 80...

Últimas Notícias

Ataques ucranianos provocam crise de combustíveis na Rússia

Produção de combustíveis na Rússia está em queda em meio a uma...