Home Últimas Notícias Governadora de PE recebe cooperativas das usinas sucroenergéticas no estado
Últimas Notícias

Governadora de PE recebe cooperativas das usinas sucroenergéticas no estado

Compartilhar

Nesta segunda-feira (22), gestores das três usinas sucroenergéticas geridas por cooperativas de canavieiros, inclusive da CoafVale, que recebeu o aval judicial no mês passado para administrar a usina Pumaty (Joaquim Nabuco) a partir desta safra, foram recebidos no Palácio do Campo das Pincesas, pela governadora Raquel Lyra. A agenda foi solicitada pelo deputado estadual Antônio Moraes. O parlamentar participou do encontro.

O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, que também preside a Coaf (antiga usina Cruangi em Timbaúba), apresentou, junto com os gestores da CoafVale e da CoafSul (antiga usina Estreliana em Ribeirão), a relevância deste ramo sucroenergético para o setor canavieiro e para a socioeconomia do estado em geral. Dentre esses benefícios, destaca-se a geração anual de empregos diretos e indiretos. Na safra passada, foram mais de 30 mil postos de trabalho, além de milhões em impostos arrecadados para o estado por essas cooperativa.

Na safra que se encerrou recentemente, por exemplo, as três usinas-cooperativas na ativa em PE moeram 1,7 milhão de toneladas de cana. “O faturamento foi de R$ 501 milhões. Desde que o modelo foi implantado em 2015, quando começou pela então Agrocan/Pumaty, o Estado já arrecardou R$ 129 milhões somente com ICMS, podendo aplicar o recurso em saúde, educação, segurança e outras políticas públicas”, diz Gregório Maranhão, diretor da Pumaty e consultor do setor sucroenergético presente na reunião com a gestora pernambucana.

O presidente (Carlos Antônio César de Albuquerque Filho) e o tesoureiro (Severino Barbosa Neto) da CoafSul e da CoafVale), ambos também presentes no encontro, aproveitaram para convidar a governadora para participar da primeira botada (início da moagem) da usina CoafVale/Pumaty, que será realizada em setembro. “Nossa previsão é de esmagar ao longo da safra cerca de 850 mil toneladas de cana”, falou para a gestora o vice-presidente da cooperativa José Melício Carneiro Leão, confiante na participação de Raquel Lyra.

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Exportação de açúcar cai 24% em receita e 7% em volume em junho

O Brasil exportou, em junho, 3,13 milhões de toneladas de açúcares e...

Últimas Notícias

Setor de etanol quer ir à Justiça contra prejuízos de subvenção à gasolina

Produtores de etanol se organizam para ir à Justiça reclamar receitas perdidas...

Brasil
Últimas Notícias

Biocombustíveis não comprometem produção de alimentos, diz pesquisadora da USP

Especialista afirma que estudos científicos não confirmam a tese de competição entre...

Últimas Notícias

Indústria automotiva da Índia defende mistura obrigatória de etanol em meio a críticas

Representantes do governo indiano e da indústria automotiva defenderam, neste sábado, 3,...