Home Últimas Notícias Com trator elétrico e biometano, New Holland traz soluções em combustíveis alternativos
Últimas Notícias

Com trator elétrico e biometano, New Holland traz soluções em combustíveis alternativos

Compartilhar

A New Holland apresenta durante a Agrishow 2024, um espaço totalmente dedicado a soluções movidas a combustíveis alternativos. O destaque é o T4 Electric Power – primeiro conceito de trator utilitário 100% elétrico da indústria com funções automatizadas – e do T6.180 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos e dejetos de animais, e disponível comercialmente no Brasil.

“Há quase duas décadas, a New Holland investe na estratégia de clean energy leader, que se baseia em trabalhar ativamente no desenvolvimento de produtos que utilizem combustíveis alternativos com mais eficiência e sustentabilidade. Apresentamos ao mercado o primeiro trator movido a biometano do mundo e seguiremos inovando na agricultura, sempre focados nas necessidades dos clientes, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, em soluções de agricultura digital, precisão e conectividade, como também no avanço em tecnologias de propulsão mais amigáveis ao meio ambiente”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Trator a biometano já vem sendo comercializado desde 2022

Desde 2006, quando lançou a estratégia de Líder em Energia Limpa, a New Holland desenvolveu tratores movidos primeiramente a biodiesel, e também a hidrogênio, até o lançamento, em 2013, do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, enfatizando o compromisso da marca de cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2.

Lançado como produto comercial em 2022, o T6.180 Methane Power está disponível para os produtores brasileiros. A tecnologia de propulsão por biometano, movida pelo motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 152 hp nominais como seu equivalente a diesel, oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão.

Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais. E o trator possui o mesmo desempenho e autonomia de um trator a diesel de mesmo porte.

Além disso, o T6 Methane Power é um trator 100% conectado ao FieldOps, o portal oficial de telemetria da New Holland, que ajuda o agricultor a ter uma melhor tomada de decisão com base nas informações da frota e na análise dos dados agronômicos e pode ser utilizado em todos os tipos e tamanhos de propriedades.

“Como marca, buscamos entregar a solução ideal para a necessidade do cliente, independentemente do tamanho da operação agrícola. Investimos constantemente em novas tecnologias para que o produtor possa extrair a maior produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos, além de praticar uma agricultura mais sustentável. Mas também queremos que essas soluções sejam fáceis de usar, amigáveis e alinhadas com aquilo que ele procura. Por isso, somos conhecidos com uma marca simples, de fácil contato e próxima dos agricultores”, explica Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Em 2023, a marca anunciou a venda da primeira unidade do T6.180 Methane Power no Brasil. Na ocasião, também foi apresentado o conceito da fazenda independente energeticamente, em parceria com as principais empresas do setor de biometano para a criação de um ecossistema inovador de produção de gás gerado a partir da decomposição de dejetos de animais. Composto por um biodigestor, sistema de purificação de biogás, gerador, tratores e caminhões pesados, o novo ecossistema é o primeiro do tipo no Brasil e promete revolucionar o mercado de biogás do país. Ainda em 2023, a New Holland vendeu o primeiro trator biometano a uma usina de cana-de-açúcar, setor com grande potencial na geração de gás biometano a partir dos resíduos dessa operação.

“Esse tipo de solução dá ao produtor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, observa Kerbauy.

Neste sentido, de propor soluções que correspondem à abordagem integrada de economia circular, a New Holland, em parceria com a Bennamann, também desenvolveu os protótipos dos tratores T7 Methane Power GNL (gás natural liquefeito), de alta potência. Essa tecnologia envolve a coleta, processamento e armazenamento de metano para produzir gás líquido purificado que alimenta tratores, gera receitas adicionais e cria um ciclo limpo e positivo para fazendas de todos os tamanhos. Como um desdobramento dessa tecnologia, a marca desenvolveu, ainda, o protótipo do T7.270 Methane Power GNC, movido a gás natural comprimido.

Trator elétrico vem com 75 cv de potência

Dentro do seu plano estratégico de eletrificação, a marca também lançou o T4 Electric Power, conceito de trator agrícola movido totalmente por energia elétrica. Com 75cv de potência, representa o primeiro conceito de trator utilitário alimentado totalmente por conjunto de baterias e sem a presença de motor diesel de combustão interna, portanto, ecológico e com nível zero de emissões de poluentes. O T4 Electric Power se une aos tratores T7 Methane Power LNG e T6 Methane Power, reafirmando o compromisso da New Holland com o avanço sustentável da agricultura.

“O T4 Electric Power conceito é a solução ideal para operações que não requeiram altos níveis de potência, característica do segmento de tratores utilitários leves. No campo, ele é um trator versátil no trabalho em diversas aplicações, como pecuária, feno e forragem, estufas e pomares. Nas cidades, além da ausência de emissões, também se destaca pelo nível reduzido de ruído e vibrações”, explica Saulo Silva, gerente de Tratores Utilitários Elétricos da CNH.

Oferecendo melhor desempenho, maior controle, precisão e respostas mais rápidas em relação ao trator diesel pela forma com o qual o motor elétrico disponibiliza potência e torque, o T4 Electric Power permite que até mesmo operadores inexperientes possam executar as operações de campo com maior eficiência, sem a necessidade de seleção precisa de marcha e controle do acelerador. Ele é 100% compatível com todos os implementos convencionais, incluindo aqueles de arrasto por barra de tração, montados no sistema hidráulico de três pontos e/ou por tomada de força.

O tempo de recarga pode chegar a menos de 1 hora quando utilizado sistemas de recarga rápida. Outra característica de destaque é o exportable power, pelo qual o trator disponibiliza convenientes tomadas elétricas externas de 127/220V, podendo também servir como fonte de energia para serviços realizados longe das sedes das fazendas, tais como soldas e reparação de implementos e infraestrutura.

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...