Home Bioenergia FPA celebra acordo entre usinas e produtores sobre CBios
BioenergiaÚltimas Notícias

FPA celebra acordo entre usinas e produtores sobre CBios

Compartilhar

O acordo selado entre a indústria produtora de etanol e bioenergia e os produtores de cana-de-açúcar acerca da receita líquida advinda de CBios contou com a articulação dos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O RenovaBio permite a compra de Créditos de Descarbonização (CBIO) comercializados em um mercado próprio. Esses créditos representam justamente as emissões de carbono evitadas a partir da utilização de produtos menos poluentes por empresas produtoras de biocombustíveis.

A convergência em torno do PL 3149/20 resultará na inclusão do produtor rural na certificação da unidade produtora com um dado padrão de pelo menos 60% da receita líquida auferida pela indústria com a venda dos CBios gerados pela cana-de-açúcar do fornecedor. Já os produtores que se certificarem com dados primários (perfil específico) terão um patamar mínimo de 85% da receita líquida adicional gerada na comparação com o perfil padrão.

Para o vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), o diálogo com toda a cadeia foi essencial para o resultado satisfatório, que envolve uma consciência ambiental das partes. O deputado afirma estar feliz em ter contribuído neste profícuo diálogo com toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético. Ele ainda diz ter compromisso com a sustentabilidade e com a eficiência energética-ambiental, esse foi o principal motivo para a consolidação do CBIOs e do RenovaBio.

Também tiveram atuação preponderante para a evolução do tema os deputados Ricardo Salles (PL-SP), Coronel Meira (PL-PE), Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e Eduardo da Fonte (PP-PE).

Com informações da Uagro.
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Lucro da Tereos Internacional cai com pressão do dólar e dos preços mais baixos do açúcar

A Tereos, uma das maiores produtoras globais de açúcar, reportou nesta segunda-feira...

DestaqueÚltimas Notícias

Be8 celebra avanço nas obras da planta de etanol à base de trigo em Passo Fundo (RS)

A Be8 recebeu na última sexta-feira (1º) autoridades municipais na área onde...

fenasucro
Últimas Notícias

Biocombustíveis de nova geração ganham espaço na Fenasucro & Agrocana 2025

Painéis da FenaBio no dia 14 de agosto destacam biogás, CCS, hidrogênio...

Últimas Notícias

BNDES e Finep aprovam R$ 11,7 bilhões para projetos de biocombustíveis entre 2023 e 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora...