Home Últimas Notícias Audiência no Senado discute avanços no projeto Combustível do Futuro
Últimas Notícias

Audiência no Senado discute avanços no projeto Combustível do Futuro

Share
Share

Secretário Pietro Mendes, do MME, descartou existir “bala de prata” ou solução única para a industrialização do país sob a ótica energética

Para debater os avanços do chamado Combustível do Futuro, o Ministério de Minas e Energia (MME) participou da audiência pública promovida nesta terça-feira, 4, pela Frente Parlamentar de Recursos Naturais do Senado Federal.

O secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, participou representando o ministro Alexandre Silveira. Além dele, foram convidados para a reunião representantes das empresas de petróleo e gás, das distribuidoras de combustíveis, do setor de biogás e de especialistas em transição energética.

O secretário Pietro Mendes destacou os pilares do governo atual em buscar uma transição energética justa e inclusiva. Ele enfatizou que que não existe “bala de prata” para viabilizar a industrialização do país ou um único mecanismo que resolva todos os problemas.

“Na verdade, isso não é possível. Quando olhamos para outros biocombustíveis, temos o RenovaBio, mandato [redução de emissões], diferenciação tributária. É preciso uma série de estímulos para viabilizar a utilização dessas fontes alternativas de energia”, explicou.

Durante a audiência pública da Frente Parlamentar de Recursos Naturais, Pietro Mendes também ressaltou o empenho do MME nas bases do programa Combustível do Futuro, que após a contribuição da Câmara dos Deputados pode ser ainda mais aprimorado no Senado Federal. “Com a aprovação deste programa, espera-se gerar ainda mais investimentos no setor, o que viabilizará mais empregos e renda para nosso país”, prevê o secretário.

O relator do Projeto de Lei (PL) 528/2020, senador Veneziano Vital do Rêgo, destacou durante a audiência – a última de uma série de três encontros públicos – que o relatório final da proposta deve ser apresentado na próxima semana, na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, para debate e votação.

O PL visa promover mobilidade sustentável de baixo carbono e a captura e a estocagem geológica de dióxido de carbono.

Informações do MME
Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes têm leve queda em 2024

As entregas de fertilizantes entre janeiro e dezembro de 2024, realizadas ao...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

CRV Industrial aposta na meiose para otimizar o cultivo da cana e reduzir custos

Técnica amplia a produção, melhora a qualidade das mudas e favorece a...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar: mercado segue volátil, à espera de uma reação da demanda

Apesar da volatilidade no mercado de commodities, em meio à guerra comercial...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal oscilam fortemente no mercado paulista

Os preços do açúcar cristal sofreram oscilações significativas na semana passada. A...