Home Últimas Notícias Ministro do MME defende retomada dos investimentos nas refinarias e da produção de fertilizantes
Últimas Notícias

Ministro do MME defende retomada dos investimentos nas refinarias e da produção de fertilizantes

Compartilhar
Alexandre Silveira participou da retomada das atividades da Fafen e do anúncio de R$ 3,2 bilhões para a Repar, no Paraná

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou ontem, 15, em Araucária, no Paraná, ao lado do presidente Lula, da cerimônia que marcou o início do processo de retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária (Fafen-PR). O evento também foi marcado pelo anúncio do investimento de R$ 3,2 bilhões na Refinaria Presidente Vargas (Repar), ambas da Petrobras.

“A Petrobras é uma indústria de desenvolvimento e inovação neste país. A gente não está só recuperando a fábrica e investindo na Repar, a gente está recuperando o orgulho de ser brasileiro”, afirmou o presidente Lula.

Já Silveira ressaltou a importância da retomada dos investimentos na Fafen, que ficou hibernada desde 2020 por falta de investimentos do governo anterior.

“A retomada da Fafen é uma vitória do povo brasileiro, da nossa indústria, do agronegócio e da agricultura familiar. Não é apenas símbolo de resistência e de perseverança, mas é um passo firme na direção de um Brasil mais forte, independente, nacionalista e capaz de alimentar o seu povo”, destacou o ministro.

Alexandre Silveira destacou ainda que o objetivo do governo é construir e desenvolver as fábricas de fertilizantes não só no Paraná, mas em todo o Brasil, garantindo a segurança alimentar do povo brasileiro e do mundo.

“A produção de fertilizantes aqui será uma peça chave para o Brasil reduzir a sua dependência de fertilizantes importados, ao mesmo tempo ela fortalece a nossa segurança alimentar e energética. O governo anterior acabou com os investimentos neste setor tão importante e estratégico para o país, mas nós demos um basta. A Petrobras vai continuar investindo em fertilizantes, refino e gás, garantindo a nossa soberania. Isso é desenvolvimento, crescimento e mais qualidade de vida para a nossa gente”, defendeu o ministro.

Por fim, o ministro reforçou as ações do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Governo Federal para reduzir os custos da cadeia de fertilizantes e a integração energética da América do Sul, com mais gás da Bolívia e Argentina. Silveira também ressaltou o trabalho realizado para reduzir a reinjeção de gás do pré-sal, e a operação com o Chile para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos minerais críticos.

“Também vamos promover a exploração e produção do gás não convencional, sem falar no biometano, o nosso pré-sal verde. Tudo isso são políticas públicas que visam criar um ciclo virtuoso para a economia nacional, gerando emprego e renda e combatendo aquilo que é o propósito do governo liderado pelo presidente Lula, que é combater a desigualdade e construir um país mais justo, solidário, unido e fraterno”, finalizou o ministro.

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...