Home Últimas Notícias Uisa é reconhecida com Selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol
Últimas Notícias

Uisa é reconhecida com Selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol

Compartilhar

Certificação atesta transparência e confiabilidade na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa

A biorrefinaria Uisa conquistou o mais alto padrão de reconhecimento do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) referente ao ano 2023. O Selo Ouro, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), confere excelência no atendimento dos critérios de confiabilidade e transparência no processo de publicação dos dados inventariados. O relato completo foi auditado por organismo certificador independente e apresentou os três escopos de emissões geradas nas operações da companhia, seguindo as diretrizes do programa, e, assegurando a veracidade das informações reportadas. O Selo Ouro é concedido a inventários de emissões de gases de efeito estufa completos e verificados por terceira parte. O Programa é referência mundial e principal ferramenta usada no Brasil para avaliar a gestão dos dados inventariados.

“A Uisa caminha de forma consistente para uma economia de baixo carbono, com grande ambição em ser Net Zero até 2035. Esse selo é fruto da responsabilidade ambiental, da transparência no processo, reforçando o compromisso da Uisa em reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa. Focamos em uma diversificação de produtos que incluem transição energética, avanço das nossas práticas regenerativas e ações de baixo carbono em toda cadeia de valor”, destaca o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Machado.

O inventário apresenta o mapeamento das principais fontes de emissão do período de 2023, provenientes das operações diretas da Uisa (escopo 1), consumo de energia adquirida (escopo 2), e emissões indiretas da cadeia de valor, sobre as quais a empresa não tem controle (escopo 3).

Ao identificar e mensurar as fontes emissoras, a Uisa consegue planejar estratégias voltadas para desenvolvimento sustentável, contribuindo para a agenda global de enfrentamento às mudanças climáticas.

A Uisa encerrou o ciclo de 2023 com uma redução de 48,05% de toneladas de CO2e nas emissões totais, em comparação com o período de 2022, resultado de iniciativas de reflorestamento, aplicação de insumos biológicos no cultivo da cana-de-açúcar, utilização de fontes de energia renováveis, entre outras práticas sustentáveis. A companhia gera a energia elétrica que alimenta suas operações a partir da biomassa da cana-de-açúcar, fonte 100% renovável. Autossuficiente, em 2023, conseguiu neutralizar o escopo 2 do inventário de GEE (consumo de energia).

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...