Home Últimas Notícias Secretaria de Agricultura de SP e Desenvolve SP estudam linha de crédito para incentivar irrigação fotovoltaica
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura de SP e Desenvolve SP estudam linha de crédito para incentivar irrigação fotovoltaica

Foto:Ilustração/Crédito: BP Bunge
Compartilhar

Estratégias de investimentos para o desenvolvimento de pequenas e médias propriedades rurais por meio da irrigação fotovoltaica. Esse foi o tema da primeira reunião entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a agência de fomento do governo, Desenvolve SP, realizada nesta quinta-feira (29/08).

O tema debatido tem o objetivo de atender ao Decreto Estadual n° 68753, do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, que dispõe sobre diretrizes e ações de prevenção, mitigação e resposta aos impactos da estiagem prolongada no ano de 2024, que afetaram as lavouras do Estado de São Paulo.

Entre as possíveis ações, foi discutida a viabilidade de crédito pela agência e o Fundo de Expansão Agrícola (FEAP), para as culturas paulistas, que possuem a necessidade de irrigação, como por exemplo: a cana-de-açúcar, citros e o café. O objetivo da Secretaria de Agricultura é promover o desenvolvimento e assegurar a capacidade produtiva de pequenos e médios produtores em meio às adversidades climáticas, principalmente nos longos períodos de estiagem.

A irrigação fotovoltaica é um sistema que utiliza a luz solar como fonte de energia para alimentar as bombas que fornecem água às plantações. O sistema fotovoltaico é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza o efeito fotoelétrico para gerar eletricidade. A SAA já promove o estímulo a projetos de energia fotovoltaica, inclusive com modelagens para atrair investidores parceiros.

O próximo passo é mapear as áreas de produção do Estado e estabelecer culturas e regiões com potencial para implementar opções de crédito e desenvolver a parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Desenvolve SP.

Informações da Scretaria do Estado de SP/Caroline Guimarães
Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...