Home Últimas Notícias Stellantis vai abastecer seus motores flex com etanol para divulgar matriz
Últimas Notícias

Stellantis vai abastecer seus motores flex com etanol para divulgar matriz

Crédito: wikimidia commons
Compartilhar

Primeiro tanque com etanol ajudará a reduzir 2,1 mil toneladas de CO2 e vai incentivar uso do combustível vegetal, diz Stellantis

A Stellantis irá abastecer com etanol o primeiro tanque dos carros equipados com motor T270 produzidos em Goiana (PE). A iniciativa será expandida para os polos de Betim (MG) e Porto Real (RJ), alcançando todos os veículos flexíveis como forma de incentivar o uso do combustível vegetal.

O grupo fez um evento interno em Pernambuco com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é um entusiasta do combustível e tem feito inaugurações de usinas e incentivado o etanol de segunda geração (E2G).

A partir de segunda-feira, 2, os modelos Jeep Renegade Flex T270 e Flex T270 4×4, Compass Flex T270 e Commander Flex T270, além da Fiat Toro Turbo T270 Flex virão com primeiro tanque abastecido de etanol. No próximo ano, a alteração de combustível acontecerá também com todos os veículos flex produzidos pela companhia.

“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030”, explica o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano.

Ele segue: “Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”.

De acordo com a Stellantis, a iniciativa de abastecer o primeiro tanque com etanol no Polo Automotivo de Goiana reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.

“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano.

Além de desenvolver veículos híbridos que devem chegar em breve às marcas Jeep e Fiat, a Stellantis tem buscado influenciar decisões estratégicas em prol do etanol. “Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina”, afirma.

Reuters/Marcos Camargo Jr

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Norges Bank reduz participação como acionista da Raízen

Banco central da Noruega havia comunicado aquisição de fatia relevante em fevereiro...

Últimas Notícias

Preço dos CBios caem para R$ 67 em abril e preocupa setor de biocombustíveis

CBios têm menor valor desde o início do ciclo 2025; volume negociado...

Últimas Notícias

Cocal investe R$ 25 milhões em segunda usina solar no oeste paulista

A Cocal iniciou em abril a operação de sua segunda usina solar...

Últimas Notícias

Etanol sobe 5,4% no ano e já acumula alta de 14,3% em 12 meses

Preços do etanol e da gasolina recuam em abril, mas seguem mais...