Home Últimas Notícias Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana
Últimas Notícias

Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana

Compartilhar

Projeto utiliza tecnologia para converter subprodutos da indústria sucroenergética em hidrogênio limpo

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas (MS), está conduzindo a pesquisa “H2filter” para desenvolver hidrogênio renovável a partir de resíduos da indústria sucroenergética, utilizando tecnologia alemã. O projeto, em parceria com a Adecoagro e com financiamento da Embrapii e do BNDES, conta também com o apoio técnico do Instituto Fraunhofer Umsicht da Alemanha.

A pesquisa busca aproveitar subprodutos da cana-de-açúcar, como palha, bagaço e torta de filtro prensa, para produzir hidrogênio limpo. Segundo a pesquisadora Vivian Vazquez Thyssen, o projeto visa transformar esses resíduos em hidrogênio de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para a economia circular.

A tecnologia de conversão de resíduos empregada é a Reforma Termo-Catalítica (TCR), desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer Umsicht, que permite converter biomassa residual em hidrogênio renovável, combustíveis sintéticos e biofertilizantes. O processo também ajuda a descarbonizar a indústria, promovendo sustentabilidade ambiental.

O laboratório em Três Lagoas está realizando testes e validações iniciais em escala de laboratório, com o objetivo de adaptar a tecnologia às condições regionais e, futuramente, escalá-la para a produção industrial. O hidrogênio renovável tem benefícios ambientais e econômicos, como a redução de emissões de carbono, a segurança energética e a criação de novas oportunidades no setor sucroenergético.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

São Martinho lança rota multimodal de açúcar com redução de até 87% nas emissões

Projeto desenvolvido com Rumo, Necta e Transvale utilizará caminhões movidos a gás...

ConjunturaOpiniãoÚltimas Notícias

Energia que nasce da cana: O potencial estratégico da bioeletricidade

Por Gustavo Segantini* Em meio às discussões sobre segurança energética, transição para...

DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...

Últimas Notícias

Suape Energia conclui implantação de primeiro motor termelétrico movido quase exclusivamente a etanol

Projeto desenvolvido em parceria com a Wärtsilä Energy avança para fase operacional...