Home Últimas Notícias Usina Estiva passa por auditoria e mantem FSSC 22000
Últimas Notícias

Usina Estiva passa por auditoria e mantem FSSC 22000

Compartilhar
Em sua busca constante para garantir a segurança do alimento que produz, a Usina São José da Estiva passou por nova auditoria de certificação. Desta vez para a manutenção da certificação FSSC 22000, conquistada em 2023.
Segundo Carla Ramos de Melo, encarregada do Sistema de Gestão Integrado (SGI), a Auditoria de Manutenção FSSC 22000 – versão 6.0 ocorreu na primeira semana de setembro, com foco em verificar se o certificado obtido em 2023 poderia manter-se por mais um ano. Apenas um item foi apontado como não conformidade, mas de categoria menor que, segundo Carla, “não compromete a manutenção da certificação e ainda serve de aprendizado para todos da organização”.
A Certificação FSSC 22000 conquistada em 2023 dura um ciclo de três anos. Neste período, a Usina passa ainda por duas manutenções periódicas, uma delas feita de surpresa. “É quando o auditor chega sem prévio aviso e conduz a verificação do sistema de gestão de segurança de alimentos em dois dias e meio”, explica.
Carla lembra que as equipes envolvidas estão preparadas para as auditorias, graças ao empenho, desenvoltura e engajamento de todas as partes envolvidas direta e indiretamente nesse processo de certificação. “Reforça que estamos no caminho certo e que, além de aplicar os requisitos de uma norma, precisamos entender o objetivo. Tudo que é feito entendendo o propósito, torna-se mais leve e duradouro” apontou.
De acordo com a equipe SGI, o resultado obtido foi alcançado de maneira tranquila e demonstrou o alinhamento da Estiva com a Certificação FSSC 22000, através do cumprimento dos procedimentos para garantir a qualidade e a segurança do açúcar produzido e da cultura de segurança de alimentos que vem sendo internalizada nas áreas da usina.”, destaca Ariadne Menezes Ornaghi, analista de Gestão da Qualidade.
Carla ainda destaca um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos é robusto, e precisa ser, pois ele garante que o alimento chegue à mesa do consumidor seguro para o consumo. “Fazer parte de um processo de auditoria de uma norma como essa é algo grandioso, que ultrapassa o compromisso profissional”, finalizou.
Para o gerente de Divisão Industrial, Marco Antônio Cardoso de Toledo, a certificação na Norma FSSC 22000 é amplamente reconhecida pelo mercado alimentício e muito solicitada pelos clientes. “Fazer parte desse universo de empresas certificadas, nos coloca na posição de empresa confiável, que fornece produtos de qualidade”, destacou.
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Moagem de cana no Centro-Sul recua 2,22% na safra 2025/26 até meados de janeiro, aponta UNICA

Na primeira quinzena de janeiro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Variedades IAC quadruplicam presença no Centro-Sul em oito safras

Perfil moderno, maior longevidade dos canaviais e avanço da mecanização impulsionam adoção...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima

Presidente do Sifaeg avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...