Home Últimas Notícias Corpo de Bombeiros monitora focos de incêndios em 20 municípios de Mato Grosso
Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros monitora focos de incêndios em 20 municípios de Mato Grosso

Compartilhar

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, juntamente com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do estado, monitorava por satélite, até este domingo, 15, a ocorrência de focos de incêndio em 49 fazendas, distribuídas em 20 municípios.

Conforme nota do Corpo de Bombeiros, as propriedades rurais com focos de incêndio estão nos municípios de Tabaporã, Nova Maringá, Diamantino, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá, Santa Carmen, Alto Paraguai, União do Sul, Luciara, Vila Rica, Canabrava do Norte, São Félix do Araguaia, Querência, Confresa, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Cocalinho, Campinápolis, Santa Cruz do Xingu e Ribeirão Cascalheira.

Além disso, o BEA monitorava, neste domingo, incêndios na Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra Indígena Apiaká Kayabi Munduruku, em Juara; na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis.

“O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais”, cita, na nota.

A instituição informou ainda que, em Mato Grosso, foram registrados 888 focos de calor neste domingo, conforme checagem feita às 17h pelo Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 479 se concentram na Amazônia, 362 no Cerrado e 47 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

O governo de Mato Grosso decretou estado de emergência em virtude da seca severa e dos incêndios florestais em mais de 50 municípios. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que Mato Grosso liderou em número de focos de incêndio acumulados de janeiro a agosto deste ano, com 24,88 mil, dos 123 mil focos registrados em todo o país.

No último mês, foram detectados 13,61 mil focos de incêndio em Mato Grosso, de 69 mil reportados no Brasil.

Com informações da Agência Estado
Foto Getty Images/Bloomberg
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras firma parceria para avançar em projeto de produção de SAF com etanol

A Petrobras escolheu a tecnologia ATJ (alcohol-to-jet) da Honeywell UOP para desenvolver...

Últimas NotíciasDestaque

Credores da Raízen pedem até 90% da empresa em troca de dívida, dizem fontes

Proposta envolve conversão de 45% da dívida em participação acionária dos credores,...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Preços do etanol hidratado recuam em SP com avanço da safra e aumento da oferta

Maior disponibilidade do biocombustível pressiona cotações no spot, enquanto mercado segue cauteloso...

Apesar da derrocada dos preços na última semana - que fez os contratos de açúcar de março serem negociados a US$ 14,46, o preço foi 5,4% maior
Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam na semana, mas se aproximam de R$ 106/sc com oferta restrita no spot

Início da safra 2026/27 limita disponibilidade de açúcar branco no curto prazo,...