Home Últimas Notícias Rubi S.A. já doou quase 14 mil mudas de árvores em 2024
Últimas Notícias

Rubi S.A. já doou quase 14 mil mudas de árvores em 2024

Compartilhar

Usina goiana reforça compromisso com a preservação ambiental do Cerrado

 A usina bioenergética Rubi S.A., localizada em Rubiataba (GO), atingiu a marca de 13.874 doações de mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado entre janeiro e outubro deste ano. Essas plantas têm sido usadas na manutenção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), além de apoiar projetos ambientais, beneficiar a comunidade e auxiliar na recuperação de nascentes.

Com foco na preservação da biodiversidade, a usina cultiva as mudas a partir de sementes coletadas localmente, em um viveiro com capacidade para 50 mil unidades. Após quatro meses de cultivo, as plantas são doadas, sendo manejadas de forma diferenciada para cada espécie. A torta de filtro, um fertilizante orgânico proveniente do processamento da cana-de-açúcar, é aplicada no momento da preparação do composto (terra, areia e adubo). No entanto, algumas espécies, como a mutamba, jambo do Pará e ipês, não se adaptam bem a esse tipo de manejo.

A equipe da usina realiza visitas in loco para avaliar o solo e o ambiente, selecionando as espécies mais adequadas às condições de cada região. A irrigação é feita manualmente, com controle rigoroso para evitar desperdícios de água.

Com práticas sustentáveis, a Rubi S.A. adota a irrigação controlada de duas a três vezes por dia e utiliza materiais orgânicos no cultivo. “O objetivo da usina é manter as doações como uma das principais iniciativas de responsabilidade ambiental, contribuindo para a preservação do Cerrado e o desenvolvimento sustentável da região”, pontua a Supervisora Ambiental da unidade, Renata Batistela.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...