Home Últimas Notícias Entidades sucroenergéticas divulgam nota sobre acordo de livre comércio entre a União Europeia e Mercosul
Últimas Notícias

Entidades sucroenergéticas divulgam nota sobre acordo de livre comércio entre a União Europeia e Mercosul

Compartilhar

A cadeia de açúcar e bioenergia brasileira, diante das recentes declarações sobre a celebração do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, reforça sua posição favorável à conclusão do acordo e rechaça veementemente as críticas infundadas acerca do processo produtivo brasileiro.

Importante destacar que a sustentabilidade é um dos pilares do nosso processo produtivo, que é amplamente aceito em todo o mundo e respaldado por certificações internacionais, incluindo algumas das mais rigorosas da Europa.

etanol brasileiro tem a menor pegada de carbono do planeta, e, desde o lançamento do veículo flex em 2003, já evitamos a emissão de mais de 700 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de mais de 4 bilhões de árvores. Não há paralelo global nesse quesito, já que o Brasil utiliza para a produção de açúcar e biocombustível energia 100% renovável, proveniente da biomassa.

Como produtores brasileiros, merecemos e exigimos respeito pelo patrimônio socioambiental que construímos ao longo das últimas décadas, fruto de um esforço hercúleo pela competitividade e pela sustentabilidade. O setor tornou-se uma referência mundial como potência alimentar e energética, operando com uma eficiência que supera a de outros países, aliada a elevados níveis de proteção ambiental e inclusão social.

Diante da gravidade e urgência da crise climática, bem como da crescente carência alimentar e energética no mundo, é imperativo que haja cooperação e integração. Este será o testemunho do setor produtivo brasileiro: produzir mais e melhor, inspirando o restante do mundo a seguir o nosso exemplo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...