Home Últimas Notícias Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis e inclui produtores de cana
Últimas Notícias

Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis e inclui produtores de cana

Compartilhar

ORPLANA celebra o PL que favorece a transição energética e a descarbonização do Brasil, valorizando o papel dos produtores rurais neste contexto

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) ressaltou a importância da inclusão dos produtores rurais no Projeto de Lei 327/2021, que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN), aprovado no último dia 18 de dezembro. A iniciativa representa um marco significativo para os setores energético e agropecuário do Brasil ao incentivar a substituição de matrizes energéticas poluentes por fontes de energia renováveis, promovendo a sustentabilidade e modernização da infraestrutura energética.

Aprovado pela Câmara dos Deputados e já com análise do Senado, o PL segue agora para a sanção presidencial.Para a ORPLANA, a integração dos produtores de cana-de-açúcar à cadeia de energia limpa é, sem dúvida, um passo importante para o futuro do Brasil, refletindo a convergência entre o agronegócio e as políticas públicas sustentáveis.

“A inclusão do produtor no PATEN é um reconhecimento fundamental para o nosso setor, pois nos posiciona como protagonistas na transição para fontes de energia renováveis. A cana-de-açúcar, além de ser uma das principais fontes de etanol, possui um enorme potencial para a produção de combustíveis e energia renovável, essenciais para o processo de descarbonização global”, afirma o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.

A organização, que representa 35 associações de produtores de cana, também enalteceu o papel da deputada federal Marussa Boldrin, relatora do PL 327/2021, pelo empenho e dedicação na inclusão do produtor rural no projeto.

“Esse passo é fundamental para garantir que o produtor seja reconhecido e valorizado dentro dessa transição energética, com acesso a incentivos que promovem a inovação e a sustentabilidade. A Frente Parlamentar da Agropecuária se empenhou muito, incluindo a participação da deputada Marussa, que junto com o deputado Pedro Lupion, sempre esteve aberta a ouvir as necessidades dos produtores”, destaca Nogueira. Ele também sinalizou a importante contribuição de Arnaldo Jardim, que propôs a lei e do presidente da Câmara Arthur Lira.

A expectativa é de que o programa, uma vez regulamentado, permita o acesso a financiamentos com custos reduzidos, incentivando a adoção de tecnologias limpas e proporcionando novas oportunidades econômicas e de inovação no campo.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Excedentes globais persistentes mantêm pressão sobre os preços do açúcar

Perspectiva de superávits sucessivos nas próximas safras e avanço da produção global...

Temos VagasÚltimas Notícias

Atvos abre mais de 150 vagas para a safra 2026/2027 e impulsiona emprego no Pontal do Paranapanema (SP)

9Oportunidades em Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema posicionam a Atvos como...

Últimas Notícias

Safra de cana menor e elevada queda de preço gera prejuízos de meio bilhão ao setor em PE

Segundo produtores a situação ameaça sobrevivência do setor canavieiro O tarifaço dos...

Últimas Notícias

Inpasa abre nova rota de exportação de DDGS para o mercado chinês

Carregamento de ingrediente proteico para nutrição animal embarca pelo Porto de Imbituba...