Home Últimas Notícias Produção nacional de petróleo e gás natural atingiu 4,3 milhões de barris por dia em novembro
Últimas Notícias

Produção nacional de petróleo e gás natural atingiu 4,3 milhões de barris por dia em novembro

Compartilhar

A produção total de petróleo e gás natural do Brasil em novembro foi de 4,301 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), informou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em relatório divulgado na última quinta-feira, 02. De acordo com a agência, significa um aumento de 0,8% na comparação com a produção total de outubro, mas queda de 8,4% na comparação com novembro de 2023.

Unicamente com relação a petróleo, foram extraídos 3,31 milhões de barris por dia (bbl/d), aumento de 1,3% na comparação com o mês anterior e redução de 10% em relação ao mesmo mês de 2023.

Já a produção de gás natural em novembro foi de 157,64 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), quedas de 0,8% frente a outubro de 2024 e de 2,8% na comparação com novembro de 2023.

No pré-sal, a produção total (petróleo + gás natural) no pré-sal, em novembro, foi de 3,385 milhões de boe/d e correspondeu a 78,7% da produção brasileira. Esse número representa um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior e redução de 5,6% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Foram produzidos 2,631 milhões de bbl/d de petróleo e 119,87 milhões de m³/d de gás natural por meio de 154 poços.

Aproveitamento do gás natural

Em novembro, o aproveitamento de gás natural foi de 96,1%. Foram disponibilizados ao mercado 50,73 milhões de m³/d e a queima foi de 6,21 milhões de m³/d. Houve aumento de 73,4% na queima, em relação ao mês anterior, e de 69,4% na comparação com novembro de 2023.

O principal motivo para o aumento da queima de gás foi o comissionamento da FPSO Marechal Duque de Caxias, no Campo de Mero.

No mês, os campos marítimos produziram 97,4% do petróleo e 83,9% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,24% do total produzido. A produção teve origem em 6.432 poços, sendo 501 marítimos e 5.931 terrestres.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen Energia aprova mudanças no estatuto para avançar em conversão de registro na CVM

A Raízen Energia aprovou, por unanimidade, a reforma e consolidação de seu...

Últimas NotíciasDestaque

Centro-Sul pode encerrar safra com 14 milhões de toneladas de cana bisada

Pecege estima moagem de 640,7 milhões de toneladas em 2026/27, com produtividade...

Últimas Notícias

Irrigação na cana exige planejamento integrado e gestão eficiente da água

Segundo diretor agrícola da bp bioenergy, estratégia deve considerar disponibilidade hídrica, solo,...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Preço do açúcar bruto recua na ICE após atingir máxima de 16 meses

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE recuaram em relação às...