Home Últimas Notícias Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira
Últimas Notícias

Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira

Compartilhar

Em um cenário de valorização da agricultura local, o governo regional da Madeira, de Portugal,  anunciou um aumento de 500% nos subsídios diretos aos produtores de cana-de-açúcar nos últimos dois anos. A medida foi destacada pela secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, durante a XIX Feira Regional da Cana-de-Açúcar, encerrada nesta semana nos Canhas.

De acordo com a secretária, os valores por tonelada passaram de 20 euros em 2023 para 100 euros em 2024, com previsão de atingir 120 euros em 2025. Quando somados ao valor pago pelos engenhos (usinas), a remuneração total aos produtores chega a 600 euros por tonelada – podendo alcançar 630 euros no caso da produção orgânica.

“Este apoio reflete o papel estratégico da agricultura no desenvolvimento econômico da região e na preservação da paisagem que caracteriza a Madeira como destino turístico”, afirmou Fernandes, diante de um público formado por agricultores, representantes de usinas e autoridades locais.

A secretária destacou ainda as negociações entre produtores e usinas, que resultaram em um preço base de 480 euros por tonelada, complementado pelo subsídio governamental. “Reconhecemos o empenho de todos em valorizar a cana-de-açúcar, garantindo renda justa aos agricultores”, disse, com menção especial ao produtor Duarte Abreu e à Associação Acoeste.

O modelo português, ainda que em escala regional, chama atenção pela articulação entre governo, usinas e agricultores, combinando incentivos fiscais com valorização de mercado.

Com informações do Dnoticias, de Portugal

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol ao produtor seguem firmes no início de janeiro

Um novo impulso adicional pode ser observado a partir da próxima semana,...

Últimas Notícias

Justiça do Trabalho extingue ação que pedia proibição do glifosato em Mato Grosso

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) extinguiu a ação...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta diante de situações no Irã e Venezuela

Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 12, com...

açucar
Últimas Notícias

Sinais de superávit global ampliado pressionam os preços do açúcar

Os preços do açúcar encerraram a segunda-feira em queda diante de sinais...