Home Últimas Notícias Roberto Rodrigues defende diálogo com EUA sobre tarifas do etanol
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues defende diálogo com EUA sobre tarifas do etanol

Compartilhar
As possíveis tarifas sobre etanol preocupam o setor canavieiro. Em entrevista à CNN, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que, caso o presidente dos EUA, Donald Trump, decida aumentar as tarifas de importação sobre o etanol brasileiro, o Brasil deve apostar no caminho do diálogo, destacando as vantagens competitivas do biocombustível nacional.

Ainda não se sabe quais produtos o governo americano pretende taxar no chamado “Dia da Libertação”, marcado para 2 de abril, quando Trump promete anunciar novas tarifas no comércio internacional. No entanto, há um consenso entre analistas de que o etanol brasileiro está na mira das medidas.

“O caminho é sempre o diálogo. Mostrando que o nosso etanol é diferente do etanol de milho, tem mais vantagens competitivas, inclusive ambientalmente falando. Então, nós podemos mostrar vantagens competitivas que convençam os americanos da qualidade do nosso etanol”, disse Rodrigues.

O ex-ministro avalia que as tarifas em si não são o maior problema, mas sim o possível efeito cascata e as reações de outros países. “Vamos ver qual é o tamanho do reflexo disso no nível global. Uma coisa é o que o Brasil vai sofrer diretamente no impacto dos Estados Unidos. Mas muito mais importante que isso é como o resto do mundo vai reagir”, ponderou.

Rodrigues ainda elogiou a atuação do governo brasileiro, que tem trabalhado “de forma intensiva” nas negociações com os EUA.

Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo e professor, foi ministro da Agricultura entre 2003 e 2006, no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(Matéria adaptada com informações da CNN)

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Prata Bioenergia pisa no freio em projeto de R$ 1,2 bilhão e adia construção de usina em MG

Sócios desaceleraram investimentos na construção da primeira nova planta do setor sucroenergético...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar brasileiro impulsiona oferta global e pressiona os preços em 2026

Especialistas reunidos na Dubai Sugar Conference avaliam que a maior produção de...

Últimas Notícias

Usina Caeté – Unidade Marituba é recomendada à certificação FSSC 22000

Em menos de 20 dias após a certificação ISO 9001, unidade alcança...

Com muita liquidez no caixa, São Martinho terá safra tranquila
Últimas Notícias

São Martinho aprova incorporação da Nova Egito Agrícola e extingue subsidiária

A São Martinho informou que aprovou, a Assembleia Geral Extraordinária, a incorporação...