Home Últimas Notícias Roberto Rodrigues defende diálogo com EUA sobre tarifas do etanol
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues defende diálogo com EUA sobre tarifas do etanol

Compartilhar
As possíveis tarifas sobre etanol preocupam o setor canavieiro. Em entrevista à CNN, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que, caso o presidente dos EUA, Donald Trump, decida aumentar as tarifas de importação sobre o etanol brasileiro, o Brasil deve apostar no caminho do diálogo, destacando as vantagens competitivas do biocombustível nacional.

Ainda não se sabe quais produtos o governo americano pretende taxar no chamado “Dia da Libertação”, marcado para 2 de abril, quando Trump promete anunciar novas tarifas no comércio internacional. No entanto, há um consenso entre analistas de que o etanol brasileiro está na mira das medidas.

“O caminho é sempre o diálogo. Mostrando que o nosso etanol é diferente do etanol de milho, tem mais vantagens competitivas, inclusive ambientalmente falando. Então, nós podemos mostrar vantagens competitivas que convençam os americanos da qualidade do nosso etanol”, disse Rodrigues.

O ex-ministro avalia que as tarifas em si não são o maior problema, mas sim o possível efeito cascata e as reações de outros países. “Vamos ver qual é o tamanho do reflexo disso no nível global. Uma coisa é o que o Brasil vai sofrer diretamente no impacto dos Estados Unidos. Mas muito mais importante que isso é como o resto do mundo vai reagir”, ponderou.

Rodrigues ainda elogiou a atuação do governo brasileiro, que tem trabalhado “de forma intensiva” nas negociações com os EUA.

Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo e professor, foi ministro da Agricultura entre 2003 e 2006, no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(Matéria adaptada com informações da CNN)

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Nomeações de Artur Watt Neto e Pietro Mendes para a ANP são publicadas no DOU

Nesta sexta-feira, 29, o Diário Oficial da União (DOU) incluiu a publicação...

DestaqueÚltimas Notícias

Inpasa e Amaggi planejam investir mais de R$ 10 bilhões em usinas de etanol de milho

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, e a...

DestaqueÚltimas Notícias

ISO prevê déficit global de 231 mil toneladas de açúcar em 2025/26

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) espera que o déficit no mercado...

DestaqueÚltimas Notícias

GVO diz que não é investigada em esquema do PCC e que colabora com autoridades

O Grupo Virgolino de Oliveira (GVO), de açúcar e etanol, afirmou que...