O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira, 16, que o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do governo deve resultar em uma economia de aproximadamente R$ 8 bilhões em combustível para os consumidores até 2031.
O governo publicou no Diário Oficial da União desta quarta, 17, o decreto de regulamentação do programa, instituído por lei sancionada em junho de 2024. O texto detalha os parâmetros de eficiência energética e segurança que o setor automotivo terá que seguir a partir de junho deste ano.
O que é o Mover?
O Mover é um programa federal que incentiva a produção de veículos mais eficientes e sustentáveis, com metas de redução de emissões de CO2 e consumo de combustível. Ele estabelece regras para fabricantes e benefícios fiscais para carros menos poluentes, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
“Há um estudo feito que, depois de cumprido ali o Mover, entre 2027 e 2031, os consumidores podem economizar R$ 8 bilhões de dinheiro deles em combustível, porque nós vamos ter veículos com melhor eficiência energética”, afirmou Alckmin.
Segundo ele, o próximo decreto relacionado ao programa será voltado à regulamentação do chamado “IPI Verde”, que prevê alíquota reduzida ou mesmo zerada para veículos de baixa emissão de CO2 – uma das demandas mais urgentes da Anfavea (associação que representa as montadoras no Brasil).
A entidade também pede a antecipação da volta do imposto de importação cheio (35%) para veículos elétricos e híbridos. Alckmin disse que a medida está em discussão no governo, mas não deu detalhes sobre quando uma decisão será tomada ou se o pedido será atendido.