Home Últimas Notícias Pernambuco pode ter geração de energia elétrica com etanol
Últimas Notícias

Pernambuco pode ter geração de energia elétrica com etanol

Compartilhar

Suape Energia iniciou a operação de testes com o etanol e, caso seja aprovada e habilitada em leilão previsto para este ano, a planta piloto será instalada em 2027

A Suape Energia, responsável pela operação da Suape II, usina de geração de energia no Cabo de Santo Agostinho, deu início a implantação do projeto da companhia com uso de etanol. A iniciativa, realizada em parceria com a finlandesa Wärtsilä, tem como objetivo testar o etanol como combustível para a geração térmica de eletricidade em larga escala.

Caso aprovada e habilitada em leilão previsto para este ano, a planta piloto em Suape deve ser instalada em janeiro de 2027. Usando o etanol como combustível, ela visa ter uma fonte de energia renovável e, sempre que possível, produzida localmente.

Inicialmente, a usina deve ter até 600 MW de potência instalada, capacidade suficiente para abastecer cerca de dois milhões de residências.

O diretor de tecnologia da Suape Energia, José Faustino Cândido, destaca que, durante a fase de implantação da planta, a Suape Energia pretende empregar dois mil profissionais. Faustino aponta ainda que a geração de energia por meio do etanol pode chegar mais barata para o consumidor final, pois a energia gerada por meio do óleo combustível ou diesel é mais cara.

“Imaginamos que depois desse teste (que inicia em 2026) consolidado, ganharemos este leilão com a planta de 600 MW. Então, vamos atrair mais investidores para usar o etanol e também mais recursos para o Brasil”, reforça o diretor.

A planta abastecerá o Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todas as regiões do país. Nela, a energia gerada com etanol entra na rede, com outras fontes como hidrelétricas, eólicas e solares e ajudará o SNI na redução da necessidade de ligar usinas mais poluentes.

Diário de Pernambuco| Thatiany Lucena

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Morre Antônio Uchôa de Castro, cofundador da Asplan e referência canavieira da Paraíba

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 11, em João Pessoa (PB), o produtor...

Últimas Notícias

Pedido de recuperação extrajudicial da Raízen preocupa fornecedores de cana

Produtores de matéria-prima temem sofrer com eventuais impactos negativos do plano de...

Últimas Notícias

Maersk vê potencial para novo mercado marítimo com etanol e cobra regulação

O vice-presidente da América Latina de políticas públicas e regulatórias da Maersk,...

Últimas Notícias

Bunge prevê sinergias com Viterra próximas de US$ 350 milhões

Aquisição da empresa ampliam as alternativas de originação e de processamento da...