Home Últimas Notícias Pernambuco pode ter geração de energia elétrica com etanol
Últimas Notícias

Pernambuco pode ter geração de energia elétrica com etanol

Compartilhar

Suape Energia iniciou a operação de testes com o etanol e, caso seja aprovada e habilitada em leilão previsto para este ano, a planta piloto será instalada em 2027

A Suape Energia, responsável pela operação da Suape II, usina de geração de energia no Cabo de Santo Agostinho, deu início a implantação do projeto da companhia com uso de etanol. A iniciativa, realizada em parceria com a finlandesa Wärtsilä, tem como objetivo testar o etanol como combustível para a geração térmica de eletricidade em larga escala.

Caso aprovada e habilitada em leilão previsto para este ano, a planta piloto em Suape deve ser instalada em janeiro de 2027. Usando o etanol como combustível, ela visa ter uma fonte de energia renovável e, sempre que possível, produzida localmente.

Inicialmente, a usina deve ter até 600 MW de potência instalada, capacidade suficiente para abastecer cerca de dois milhões de residências.

O diretor de tecnologia da Suape Energia, José Faustino Cândido, destaca que, durante a fase de implantação da planta, a Suape Energia pretende empregar dois mil profissionais. Faustino aponta ainda que a geração de energia por meio do etanol pode chegar mais barata para o consumidor final, pois a energia gerada por meio do óleo combustível ou diesel é mais cara.

“Imaginamos que depois desse teste (que inicia em 2026) consolidado, ganharemos este leilão com a planta de 600 MW. Então, vamos atrair mais investidores para usar o etanol e também mais recursos para o Brasil”, reforça o diretor.

A planta abastecerá o Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todas as regiões do país. Nela, a energia gerada com etanol entra na rede, com outras fontes como hidrelétricas, eólicas e solares e ajudará o SNI na redução da necessidade de ligar usinas mais poluentes.

Diário de Pernambuco| Thatiany Lucena

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...