Home Últimas Notícias Preço do açúcar cristal estabiliza em SP apesar de mercado desaquecido, aponta Cepea
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal estabiliza em SP apesar de mercado desaquecido, aponta Cepea

Compartilhar

Mesmo diante de uma demanda ainda fraca no mercado spot do estado de São Paulo, os preços do açúcar cristal branco apresentaram sinais de estabilidade nos últimos dias. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o Indicador CEPEA/ESALQ do produto vem se mantendo próximo de R$ 116 por saca de 50 kg.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, esse comportamento está atrelado à postura mais firme das usinas na negociação dos preços e à reação positiva do mercado externo, que foi influenciada, entre outros fatores, pela alta recente nas cotações do petróleo. Além disso, sinais de queda na produção da região Centro-Sul do Brasil — responsável por grande parte da oferta mundial de açúcar — também contribuíram para o movimento de valorização nos mercados internacionais, especialmente no caso do açúcar demerara.

A estabilidade observada neste início de julho ocorre após um mês de quedas expressivas no mercado doméstico. Somente em junho, o Indicador CEPEA/ESALQ para o açúcar cristal (cor Icumsa 130-180) acumulou uma queda de 12,71%, pressionado por fundamentos baixistas, como as previsões de superávit global de açúcar para esta e a próxima safra.

O recuo acendeu um sinal de alerta nas usinas quanto à sustentabilidade dos preços frente ao custo de produção, o que motivou uma mudança de postura por parte dos vendedores nas últimas semanas. Agora, com a recuperação parcial no cenário externo e maior resistência interna à queda de preços, o mercado sinaliza um possível piso para o cristal branco no curto prazo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...