Home Últimas Notícias Passo Fundo adota biocombustível em frota pública e dá exemplo de sustentabilidade com a Be8
Últimas Notícias

Passo Fundo adota biocombustível em frota pública e dá exemplo de sustentabilidade com a Be8

(Foto/Divulgação)
Compartilhar

A Prefeitura de Passo Fundo (RS) deu início a uma ação inédita para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Em parceria com a empresa Be8, o Município passará a utilizar o novo biocombustível BeVant® em 17 veículos e máquinas da frota, substituindo o diesel fóssil e contribuindo para uma cidade mais sustentável.

O contrato foi assinado nesta quarta-feira (20/08) e prevê o consumo mensal de cerca de 10 mil litros do produto para abastecer 11 caminhões, uma motoniveladora, duas retroescavadeiras, um micro-ônibus, uma picape e um veículo do gabinete do prefeito. O uso do biocombustível elimina a emissão de poluentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, sem comprometer o desempenho dos motores.

O prefeito Pedro Almeida destacou a importância da iniciativa. “Hoje celebramos uma parceria que coloca Passo Fundo no mapa da inovação e reforça nossa meta de sermos uma cidade sustentável, com menos poluição e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Já o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, ressaltou a relevância do projeto para a empresa que nasceu em Passo Fundo. “Mais uma vez Passo Fundo sai na frente como referência de uma cidade que avança em tecnologia de forma sustentável e que reduz suas emissões no curto prazo para proporcionar uma cidade mais saudável para toda a sua população”, disse.

Economia Circular

O Be8 BeVant® é resultado de pesquisas realizadas nos laboratórios da companhia e utiliza como uma de suas principais matérias-primas o óleo de cozinha usado (UCO), coletado em estabelecimentos, residências e no sistema de coleta pública de Passo Fundo, dentro do Programa Be8 Ser Sustentável.

“É um exemplo notável de Economia Circular, pois dá destino adequado a um resíduo que poderia ter descarte incorreto na natureza. O benefício é duplo: aproveitamos o óleo usado para gerar energia renovável e, ao mesmo tempo, proporcionamos uma cidade mais limpa e saudável”, destacou Battistella.

A iniciativa envolve parcerias com a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, além de mais de 15 cooperativas de catadores no Rio Grande do Sul. Com apoio do Sebrae-RS, o programa oferece capacitação, gera renda e promove inclusão social, reforçando os pilares ambiental, social e econômico da economia circular.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...