Home Últimas Notícias Falecimento de José Paulo Stupiello marca o setor sucroenergético
Últimas Notícias

Falecimento de José Paulo Stupiello marca o setor sucroenergético

Compartilhar

Na manhã de ontem, sábado (30), a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB) comunicou o falecimento do Sr. José Paulo Stupiello.

Reconhecido como uma das maiores referências do setor sucroenergético, Dr. José Paulo Stupiello teve uma trajetória marcada por sua atuação como presidente da STAB Nacional, em Piracicaba (SP). Durante sua gestão, contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento da indústria, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

A STAB destacou, em nota, as mais sinceras condolências à família, amigos e profissionais do setor, reconhecendo o legado de excelência deixado por ele.

Ricardo Pinto, CEO da RPA Consultoria, lembrou a importância de Stupiello como líder e educador:

“José Paulo foi um marco para o setor sucroalcooleiro. Além de estar entre os fundadores da STAB, foi uma das maiores autoridades quando o assunto era a qualidade da matéria-prima. Sua carreira como professor universitário é um capítulo à parte, marcada pelo conhecimento e pela dedicação em formar gerações. Na presidência da STAB, que exerceu por diversos mandatos, teve papel fundamental ao organizar, apoiar e impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da nossa indústria com visão e maestria. Perdemos um mestre e uma referência insubstituível para todos nós que atuamos com cana-de-açúcar.”

Paulo de Araújo Rodrigues, diretor executivo do Condomínio Agrícola Santa Izabel, destacou o lado pessoal e inspirador da convivência com Stupiello:

O incansável José Paulo é, sem dúvida, uma referência para todos nós do setor. Tive o privilégio de ser aluno, ainda na universidade, e participar da organização do 20º ISSCT sob seu comando. Mais tarde, pude também colaborar em sua gestão na STAB, entidade que, para mim e para tantos outros, é sinônimo do nome José Paulo Stupiello. Ele deixa uma marca indelével em nossa história.”

O setor sucroenergético se despede de um líder cuja dedicação, conhecimento e visão moldaram gerações e impulsionaram avanços que permanecem vivos na memória e no trabalho de tantos profissionais.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

São Martinho tem queda na moagem e redução nas margens financeiras na safra 2025/26

A São Martinho encerrou o primeiro semestre da safra 2025/26 com retração...

Últimas Notícias

México impõe tarifas de até 210% sobre o açúcar para proteger a indústria local

A estratégia para o produto faz parte do Plano México, da presidente...

Últimas Notícias

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira, 10, que se...

Últimas Notícias

StoneX prevê avanço na geração de CBIOs em 2025 e 2026

Segundo o relatório, o crescimento do mercado será impulsionado pela recuperação do...