Home Últimas Notícias Usina Cedro é inaugurada em Paranaíba (MS) com capacidade para 53 milhões de litros de etanol por safra
Últimas Notícias

Usina Cedro é inaugurada em Paranaíba (MS) com capacidade para 53 milhões de litros de etanol por safra

Compartilhar

Na última sexta-feira, 12, foi inaugurada oficialmente a Usina Cedro, em Paranaíba (MS). Segundo a Pedra Agroindustrial, o marco reforça a trajetória de expansão e inovação da companhia, que segue investindo no futuro do setor sucroenergético.

O governador Eduardo Riedel (PP) participou da inauguração da usina, instalada no distrito de Vila Raimundo, em Paranaíba. A cerimônia aconteceu de descerramento da placa inaugural, seguida de uma visita técnica à planta industrial localizada no km 62 da BR-158.

A Usina Cedro é a quarta unidade do grupo Pedra Agroindustrial, que acumula 94 anos de experiência no setor sucroenergético. Com previsão de processar 614,2 mil toneladas de cana-de-açúcar na primeira safra, a unidade deve produzir 53,2 milhões de litros de etanol hidratado, o suficiente para abastecer cerca de 70 mil veículos populares por um ano. Além disso, a usina gerará 38,6 mil megawatts-hora de energia elétrica a partir da cogeração.

A inauguração marca a criação de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos e indiretos em Paranaíba e região, com impacto imediato na arrecadação municipal e na infraestrutura local. A planta ocupa o local da antiga Usina Orbi Bioenergia, adquirida pela Pedra Agroindustrial em 2023. Parte da estrutura foi transferida e remontada de outra usina, a São Fernando, em Dourados.

A autorização de funcionamento da Usina Cedro foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 1º de agosto, após o cumprimento de todas as exigências legais, ambientais e de segurança. A unidade iniciou efetivamente suas operações em agosto, com o recebimento do primeiro caminhão carregado com 72,25 toneladas de cana, marcando o início da safra 2025/26.

Com a entrada em operação da Usina Cedro, Mato Grosso do Sul solidifica sua posição como um dos maiores polos nacionais de bioenergia. O estado conta atualmente com 22 usinas em funcionamento, além de cerca de 50 fornecedores de cana, que geram mais de 30 mil empregos em 40 municípios. Na última safra, a produção de etanol atingiu 4,2 bilhões de litros, consolidando MS como o quarto maior produtor do País.

Segundo a companhia, “a Usina Cedro nasce com a missão de gerar energia limpa, impulsionar o desenvolvimento regional e criar novas oportunidades para as próximas gerações.”

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...