Home Destaque Produtividade da cana varia mais de 20 t/ha entre regiões brasileiras, aponta análise do IAC
DestaqueÚltimas Notícias

Produtividade da cana varia mais de 20 t/ha entre regiões brasileiras, aponta análise do IAC

Compartilhar

A safra 2024/25 apresentou diferenças expressivas na produtividade da cana-de-açúcar entre as regiões do Brasil. Segundo análise do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC), a média de TCH5 — que considera os cinco primeiros cortes da lavoura, eliminando o efeito do estágio médio de corte — variou de 87,9 t/ha em Piracicaba (SP) a 61,3 t/ha em nos estados da região Norte-Nordeste, exceto Alagoas, uma diferença de 26,6 toneladas por hectare (43%).

De acordo com Rubens L. do C. Braga Junior, pesquisador do IAC que conduziu a análise, as maiores produtividades na Centro-Sul foram observadas em regiões tradicionais de São Paulo, como Piracicaba e Ribeirão Preto e, também, nos estados de Minas Gerais  e em Goiás. Já os menores resultados ficaram concentrados em estados do Nordeste,  no estado do Paraná.e nas regiões paulistas de Araçatuba e Jaú. As demais regiões apresentaram resultados intermediários para a produtividade, variando de 70 a 78 em TCH5.

O levantamento, que reuniu dados de 244 unidades produtoras (62% da moagem nacional), apontou uma média nacional de 77 toneladas de cana por hectare (TCH) e 10,4 toneladas de ATR por hectare (TAH).

O estudo também analisou o TAH5, indicador que expressa a produtividade em açúcar. As regiões com melhor desempenho em TCH mantiveram a vantagem, com a região de Piracicaba  alcançando a primeira posição com TAH5 igual 12,2, seguida da região de Ribeirão Preto (12,0).. Já em termos da qualidade da cana, a região de  Jaú (SP) registrou o maior índice de ATR5 (138,9), seguida de perto por Ribeirão Preto (138,6) e Piracicaba (138,5) alcançaram as primerias posições.

 

Decaimento de produtividade e idade das variedades

Outro indicador relevante, o Q% médio — que expressa a taxa de queda de produtividade entre os estágios de corte — mostrou comportamento distinto. Regiões de baixo TCH médio tiveram decaimento inferior a 10%, enquanto as de melhor desempenhoregistraram quedas superiores a 13%. Vale destacar o comportamento distinto do decaimento da produtividade no estado do Paraná (15%), que talvez seja o principal motivo para a sua baixa produtividade média.

O Índice de Liberação Varietal (ILV) mostrou que as regiões mais produtivas utilizam variedades mais recentes, com tempo médio aproximado de 13 anos após a liberação comercial.

Influência do clima e do ambiente de produção

Braga Junior ressalta que a interação entre clima, solo e variedade explica boa parte das diferenças. “Áreas com maior regularidade hídrica e solos mais profundos, como no Nordeste Paulista e no Triângulo Mineiro, sustentam produtividades mais estáveis”, explicou.

Em contrapartida, regiões com solos arenosos e menor retenção de água, como Araçatuba (SP) e os estados da região Nordeste — classificadas no relatório como de ambiente “Médio” a “Ruim” —, sofreram mais com a irregularidade das chuvas. Essa condição edafoclimática explica a significativa diferença de produtividade observada.

A análise confirma que as variações locais são expressivas e reforçam a necessidade do planejamento varietal e do manejo específico por ambiente de produção. Isso se expressa claramente na comparação da empresa campeã nacional e a média geral das empresas que apresentou uma diferença de 57% em TAH5, o que demonstra a importância do manejo estratégico.

Natália Cherubin para RPAnews

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...