Home Últimas Notícias UNICA leva à COP30 mensagem sobre protagonismo do Brasil e urgência dos combustíveis sustentáveis
Últimas Notícias

UNICA leva à COP30 mensagem sobre protagonismo do Brasil e urgência dos combustíveis sustentáveis

Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, com a missão de reforçar o papel dos combustíveis sustentáveis como soluções imediatas e escaláveis para a transição energética global.

Com presença institucional na Blue Zone, a entidade integra a iniciativa Brazilian Sustainable Transportation, formada em parceria com outras 12 associações setoriais: Abiove, Abiogás, Abipeças, AEA, Anfavea, Aprobio, Bioenergia Brasil, IQA, Instituto MBCBrasil, SAE Brasil, Ubrabio e UNEM.

Ao longo das próximas duas semanas, a UNICA participará de uma ampla agenda de debates, articulações internacionais e diálogos técnicos com governos, especialistas e representantes do setor privado, levando à COP30 a experiência brasileira na construção de uma economia de baixo carbono.

“O clima não pode esperar por soluções que ainda dependem de décadas de maturação. O mundo precisa, agora, daquilo que já entrega redução de emissões em escala — e é exatamente isso que os biocombustíveis sustentáveis oferecem”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Brasil como referência global

Segundo Gussi, o Brasil reúne as condições ideais para liderar a expansão mundial dos combustíveis sustentáveis, combinando alta produtividade agrícola, inovação tecnológica e políticas públicas sólidas que asseguram segurança jurídica e ambiental. Esses fatores, destaca, tornam o país uma referência concreta para outras nações que buscam acelerar a descarbonização de suas matrizes energéticas.

A COP30 marca também um novo capítulo na transição global “away from fossil fuels”, com foco em reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis. Nesse cenário, ganha destaque o Belém 4X Pledge on Sustainable Fuels, compromisso internacional que visa quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035.

O documento, considerado uma das principais iniciativas multilaterais da conferência, conta com a adesão de 19 países: Armênia, Belarus, Brasil, Canadá, Chile, Guatemala, Guiné, Índia, Itália, Japão, Maldivas, México, Moçambique, Myanmar, Países Baixos, Panamá, Coreia do Norte, Sudão e Zâmbia.

Com sua atuação em Belém, a UNICA busca reafirmar o protagonismo do Brasil como exemplo de governança socioambiental e de transição energética baseada em soluções já disponíveis — e comprovadamente eficazes — para enfrentar a crise climática.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Bondholders da Raízen estão perto de contratar Moelis como assessor, segundo fontes

Grupo também contratou a White & Case para assessoria jurídica, disseram fontes...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos é 1ª usina de SP com selo Regenagri, por práticas de agricultura regenerativa

Unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP), é a segunda do Brasil a...

Últimas Notícias

CTC amplia lucro em 19,5% no 3T26 e eleva market share para 31%

Companhia registra avanço em receita e EBITDA no trimestre e nos nove...

DestaqueÚltimas Notícias

S&P revisa perspectiva da Cosan para negativa após rebaixamento da Raízen

Agência mantém rating ‘BB’ da holding e afirma que impactos imediatos são...