Home Últimas Notícias Orplana alerta para riscos na revisão do Consecana-SP após acordo entre Unica e associações regionais
Últimas NotíciasDestaque

Orplana alerta para riscos na revisão do Consecana-SP após acordo entre Unica e associações regionais

Compartilhar

A Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) divulgou nesta quarta-feira, 19, uma nota de esclarecimento às associações filiadas expressando preocupação com os rumos da revisão do Consecana-SP. O comunicado foi emitido no momento em que a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e três associações regionais de fornecedores anunciaram a assinatura, na próxima segunda-feira (24), de um Memorando de Entendimentos (MOU) para assegurar a continuidade metodológica na apuração do ATR e do valor da tonelada de cana.

Na nota, a Orplana afirma ter identificado movimentos da Unica “no sentido de construir e firmar acordos paralelos”, o que, segundo a entidade, poderia fragilizar a unidade dos produtores, enfraquecer o papel da organização no processo e colocar em risco a revisão do modelo. A entidade diz considerar fundamental alertar suas filiadas para os riscos da adoção desse caminho.

O ponto central do impasse, segundo a Orplana, está na forma de aplicação dos termos da revisão. O modelo defendido pelas indústrias limitaria o alcance das mudanças e poderia deixar de fora até 90% dos produtores. A entidade afirma que essa postura contraria entendimentos previamente estabelecidos entre Orplana e Unica, reduz o impacto das correções necessárias e “desequilibra ainda mais a relação produtor–indústria”.

A Orplana também alerta que a proposta abre margem para a segregação de produtores, permitindo que cada usina decida individualmente quem receberia os efeitos da revisão — o que, segundo a nota, seria incompatível com a lógica coletiva do Consecana-SP.

No comunicado, a entidade reforça defender um modelo amplo, inclusivo e transparente, orientado pelas premissas técnicas do estudo. A Orplana afirma manter postura institucional e responsável em defesa dos produtores que representa e avalia que acordos isolados fragilizam a categoria e ameaçam conquistas coletivas acumuladas ao longo de décadas.

Associações e Unica anunciam Memorando setorial

Na noite de ontem, antes da divulgação da nota da Orplana, a Unica, a Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari (ASSOCAP), a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (CANASOL) e a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (AFOCAPI) comunicaram, também por meio de nota, a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) em 24 de novembro, em Piracicaba.

O documento estabelece um arranjo técnico de caráter setorial para preservar os parâmetros historicamente adotados na apuração do ATR e da remuneração da cana, incluindo normas de qualidade, procedimentos de cálculo e referências de preço.

O ajuste aos produtores elegíveis será reconhecido com base nas premissas técnicas pactuadas, respeitando as negociações bilaterais entre produtores e unidades. O MOU também prevê divulgação conjunta dos valores pelas entidades signatárias, evitando metodologias paralelas que possam gerar instabilidade informacional no setor.

Segundo o comunicado, o Cepea/USP-Esalq permanecerá responsável pela apuração e divulgação dos indicadores de preços do açúcar, do etanol e do kg de ATR, com autonomia operacional e observância das premissas tradicionais.

O Memorando ainda abre espaço para a adesão de outras associações representativas que desejem adotar as premissas definidas. A iniciativa busca harmonizar expectativas contratuais entre fornecedores e usinas, assegurando previsibilidade, segurança jurídica e continuidade de pagamentos durante o período de transição.

A assinatura ocorrerá às 14h no Centro CANAGRO “José Coral”, em Piracicaba, com participação de dirigentes das entidades e representantes do setor sucroenergético.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...