Home Últimas Notícias Alepe, a pedido da AFCP, realiza audiência diante dos impactos do tarifaço na cana
Últimas Notícias

Alepe, a pedido da AFCP, realiza audiência diante dos impactos do tarifaço na cana

Compartilhar

Nesta segunda-feira (1º), às 9h30, a pedido da Associação Estadual dos Fornecedores de Cana (AFCP), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza uma audiência pública para chamar a atenção da sociedade e da governadora Raquel Lyra para o impacto do tarifaço dos EUA sobre a cultura da cana, ainda não retirado sobre o etanol e o açúcar, afetando um dos setores econômicos mais fortes do Estado. Está cadeia produtiva emprega milhares de pessoas e movimenta milhões de reais, inclusive em tributos.

O impacto é significativo. Em Pernambuco, a tonelada da cana vendida às usinas em novembro foi comercializada por R$ 129,71 – menor valor registrado desde janeiro/2021. De acordo também com a AFCP, o cenário está provocando uma destruição silenciosa na cadeia produtiva da cana de açúcar.

“A queda do preço da matéria-prima do açúcar e etanol tem sido significativa, inviabilizando o cultivo. O valor não cobre os gastos. O problema rebaterá para todo estado afetado, sendo preciso buscar soluções conjuntas”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

A AFCP e o Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco, juntamente com as demais associações nos estados produtores do Nordeste, também articulam junto ao Congresso Nacional para que o governo federal crie uma subvenção emergencial de R$ 12 por tonelada de cana produzida no NE.

Por quatro anos no passado, nos governos do presidente Lula e de Dilma, esta medida foi implantada para socorrer o setor em crise diante da grave seca dos anos respectivos, sendo crucial agora diante das barreiras tarifárias e outros fatores que afetam a cana

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueIndústriaPopular

Biorrefinarias flexíveis ganham espaço e ampliam integração entre cana e milho

Representantes da Fenasucro, CEISE Br e empresas fornecedoras apontam que avanço das...

Últimas Notícias

Safra recorde e preços mais competitivos fortalecem avanço do etanol no Brasil

O mercado brasileiro de combustíveis vive um momento favorável para o etanol....

Últimas Notícias

Siamig vê aumento do etanol na gasolina como inevitável, mas considera postergação ruim

Reunião para deliberar mudança na composição do combustível foi adiada pela terceira...

CMAA
Últimas Notícias

CMAA integra projeto de biometano em Minas que utilizará subprodutos da produção de açúcar e etanol

Parceria entre Gasmig, GeoMit e companhia sucroenergética prevê planta em Uberaba com...