A busca por práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis pautou o Encontro Técnico realizado pela Usina Santa Adélia, unidade Pereira Barreto (SP), no dia 15 de outubro. O evento reuniu representantes de grandes grupos do setor sucroenergético para discutir estratégias de manejo que fortalecem o futuro da agricultura.
A programação contou com a participação de líderes da própria usina, que compartilharam iniciativas e resultados de destaque. O diretor agrícola, Cássio Manin Paggiaro, abriu o encontro destacando o compromisso da empresa com a inovação e a eficiência operacional.
Segundo Paggiaro, “Voltar a tratar melhor o nosso solo que é a base da nossa produção e por meio dessa regeneração que a Biomcrop vai nos trazer, nossa ideia é alavancar todos os nossos outros manejos”. Em seguida, o diretor administrativo, jurídico, de pessoas e sustentabilidade, Marcelo Galbiati, apresentou as ações ambientais implementadas pela Santa Adélia, reforçando o papel da sustentabilidade como pilar estratégico do grupo. Já o gerente de engenharia agronômica, Sandro R. Souza, detalhou as práticas de manejo e irrigação que têm contribuído para elevar a produtividade dos canaviais.
Entre os convidados, a Biomcrop marcou presença com a participação do diretor de operações, Glaucio Antiga, e do diretor de marketing e inovação, Alan Pavani. Antiga apresentou os avanços da parceria entre a Biomcrop e a Usina Santa Adélia, enquanto Pavani abordou os impactos da agricultura regenerativa no manejo e o papel da biotecnologia Probiom na regeneração do microbioma do solo — promovendo maior equilíbrio biológico, eficiência nutricional e produtividade.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a visita à Célula Regenerativa Biomcrop (CRB), instalada na propriedade. A estrutura, totalmente automatizada, exemplifica a aplicação prática da biotecnologia regenerativa Probiom, unindo tecnologia, sustentabilidade e performance agronômica em um modelo de produção local de biofertilizantes.
Com a presença de diversas usinas e grupos representativos do setor, o encontro somou mais de 800 mil hectares representados, reforçando a importância da troca de conhecimento e da colaboração entre empresas em prol de um agro mais sustentável.
A iniciativa reforça o protagonismo da Usina Santa Adélia na adoção de práticas inovadoras que aliam produtividade e responsabilidade ambiental. Ao aplicar o conceito de agricultura regenerativa da Biomcrop, a Usina Santa Adélia vem consolidando um modelo de produção de açúcar, álcool e energia cada vez mais eficiente, sustentável e alinhado aos desafios atuais.


