Home Últimas Notícias TIM e usinas lideram iniciativa para acelerar carreira de mulheres no agronegócio
Últimas Notícias

TIM e usinas lideram iniciativa para acelerar carreira de mulheres no agronegócio

Compartilhar

Programa de mentoria intercompany reúne TIM, BP Bioenergy, Jalles e CNHi Agrícola para fortalecer talentos femininos no setor

A TIM amplia sua atuação pela equidade de gênero no mercado de trabalho e fortalece sua presença no agronegócio ao lançar, em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas e a consultoria CMI Business Transformation, um programa de aceleração de carreira para mulheres do setor — iniciativa que conta diretamente com a participação da BP Bioenergy, além de Jalles e CNHi Agrícola, importantes parceiros comerciais da operadora. O agronegócio representa cerca de 25% do PIB brasileiro, e o projeto busca potencializar talentos por meio de um modelo de mentoria intercompany, conectando líderes e colaboradoras entre as quatro organizações.

Essa é a sexta onda de mentoria promovida pela TIM, cujas edições anteriores já impactaram mais de 550 mulheres de diversos segmentos. O novo programa terá duração inicial de sete meses, com líderes experientes “mentorando” profissionais que atuam de três a seis anos nas empresas. A consultoria CMI conduzirá o processo de matching das duplas, garantindo complementaridade de perfis e ampliando o aproveitamento da jornada. A iniciativa prevê mentorias individuais, rodas de conversa e encontros coletivos.

“A TIM lidera a digitalização do agronegócio. Ao mesmo tempo, temos o compromisso de empoderar cada vez mais mulheres para que possam avançar em suas carreiras. Estamos juntando essas duas frentes em um novo programa de mentoria, focado em um setor que é responsável por 26% dos postos de emprego no Brasil e onde a equidade de gênero vem evoluindo. Hoje, as mulheres representam 38% da força de trabalho no agro e essa participação tende a aumentar ainda mais, principalmente com o avanço da tecnologia nas áreas rurais. Queremos estimular um agronegócio mais inovador, diverso e sustentável, onde cada mulher tem espaço para crescer e transformar o futuro”, afirma Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.

Parcerias que potencializam

O Programa de Mentoria para Mulheres do Agronegócio é realizado em conjunto com o Mulheres Positivas, ecossistema apoiado pela TIM desde 2021, que utiliza tecnologia para promover empregabilidade e combater a violência contra a mulher. Para Fabi Saad, fundadora da iniciativa, o agronegócio é estratégico para o Brasil e as mulheres do setor precisam ser reconhecidas: elas representam um milhão de gestoras de empreendimentos agrícolas e lideram 19% das propriedades rurais.

A TIM convidou parceiros comerciais para integrar o time de mentoras e mentoradas, iniciando a jornada com três empresas que também desenvolvem iniciativas voltadas à participação feminina no mercado de trabalho. A operadora é líder em cobertura 4G no campo, atendendo 23,5 milhões de hectares, com meta de chegar a 26 milhões até o fim de 2025.

A CNH — especializada em máquinas e soluções agrícolas — mantém com a TIM o projeto da Fazenda Conectada, no Mato Grosso. A BP Bioenergy, cliente da operadora desde 2022, opera o maior projeto de cobertura rural da TIM, alcançando mais de 3 milhões de hectares. Já a Jalles, referência no setor sucroenergético, utiliza soluções da TIM desde 2018 para conectar sua propriedade em Goianésia (GO) e impulsionar a produção de açúcar e etanol.

Agenda de gênero

A TIM é reconhecida por sua atuação consistente em prol da equidade de gênero, com iniciativas de empregabilidade, desenvolvimento de carreira e combate à discriminação e violência. Em 2023, lançou o Manifesto de Gênero, liderado pela cantora IZA, reforçando seu compromisso com uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para as mulheres.

Pela força dessas ações, a empresa é a única brasileira e a única do setor de telecom no mundo presente no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025, que avalia mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão e impacto social. A TIM também é a única operadora incluída na carteira IDIVERSA B3, que reconhece boas práticas de gênero e raça nas empresas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...