Home Últimas Notícias USDA projeta produção global de açúcar em 189,3 milhões de toneladas na safra 2025/26
Últimas Notícias

USDA projeta produção global de açúcar em 189,3 milhões de toneladas na safra 2025/26

Compartilhar

Alta de 8,3 milhões de toneladas será puxada por Brasil e Índia, enquanto estoques globais devem crescer com maior disponibilidade nesses países

A produção global de açúcar na safra 2025/26 está estimada em 189,3 milhões de toneladas, volume 8,3 milhões de toneladas superior ao registrado no ciclo anterior. A projeção consta no relatório Sugar: World Markets and Trade, divulgado nesta terça-feira (16) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Segundo o órgão, o avanço da oferta mundial será sustentado principalmente pelo crescimento da produção no Brasil e na Índia, movimento que deve mais do que compensar a redução esperada na União Europeia. No comércio internacional, o USDA avalia que o aumento dos embarques brasileiros, indianos e tailandeses tende a neutralizar a retração das exportações europeias ao longo da temporada.

Os estoques finais globais também devem registrar crescimento, com destaque para Índia e China, refletindo a maior disponibilidade interna de açúcar nesses mercados.

Nos Estados Unidos, a produção de açúcar é projetada em 8,4 milhões de toneladas na safra 2025/26, volume ligeiramente inferior ao observado no ano anterior. As importações norte-americanas devem recuar, em linha com os programas de cotas estabelecidos em níveis mínimos compatíveis com as obrigações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com os acordos de livre comércio vigentes, além das importações projetadas do México, das reexportações e das compras com tarifas elevadas.

O consumo interno de açúcar nos EUA também deve apresentar leve queda ao longo da temporada. Já os estoques finais são projetados em redução, movimento explicado principalmente pela diminuição das importações ao longo do ciclo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...