Home Últimas Notícias Produção elevada na Índia e no Brasil pressiona preços do açúcar
Últimas Notícias

Produção elevada na Índia e no Brasil pressiona preços do açúcar

Compartilhar

O mercado internacional de açúcar iniciou a semana sob pressão, refletindo o avanço da produção nos principais países produtores e a perspectiva de um superávit global mais robusto na safra 2025/26. O movimento baixista foi intensificado por dados recentes da Índia e do Brasil, que reforçam o cenário de maior oferta no curto prazo.

Na Índia, a India Sugar Mill Association (ISMA) informou que a produção de açúcar da safra 2025/26, entre 1º de outubro e 15 de janeiro, somou 15,9 milhões de toneladas métricas, crescimento de 22% na comparação anual. O dado confirma um ritmo mais forte de moagem e produção no país, que ocupa a posição de segundo maior produtor global de açúcar.

No Brasil, a Unica apontou que a produção acumulada de açúcar no Centro-Sul na safra 2025/26, até meados de dezembro, alcançou 40,158 milhões de toneladas, avanço de 0,9% em relação ao mesmo período do ciclo anterior. O mix também se mostrou mais açucareiro, com 50,91% da cana direcionada para açúcar, ante 48,19% na safra 2024/25.

Esse conjunto de fatores reforça a leitura de maior disponibilidade global do adoçante. A Covrig Analytics revisou para cima sua estimativa de superávit global de açúcar em 2025/26, elevando a projeção de 4,1 milhões para 4,7 milhões de toneladas. Para a safra seguinte, 2026/27, a consultoria projeta um superávit menor, de 1,4 milhão de toneladas, diante do efeito dos preços mais baixos sobre as decisões de produção.

Além do avanço produtivo, a ISMA revisou suas projeções estruturais para a Índia. Em novembro, a entidade elevou a estimativa de produção total de açúcar do país em 2025/26 para 31 milhões de toneladas, frente à previsão anterior de 30 milhões, o que representa crescimento anual de 18,8%. Ao mesmo tempo, reduziu a expectativa de uso de açúcar para etanol de 5 milhões para 3,4 milhões de toneladas, movimento que pode ampliar o excedente exportável indiano e adicionar pressão adicional ao mercado internacional.

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
projeto
Últimas Notícias

Brazil Sugarcane leva empresas brasileiras à Bolívia para agenda técnica e comercial

Missão inclui visitas a usinas e participação no simpósio ATACBOL, de 27...

Últimas NotíciasDestaque

Goiás atrai R$ 1,4 bilhão do BNDES e reforça liderança na produção de biocombustíveis

Goiás consolidou em 2025 sua posição como um dos principais polos de...

Últimas Notícias

Produção recorde da Índia reforça viés baixista do açúcar no mercado global

Avanço produtivo indiano em 2025/26 se soma à oferta robusta do Brasil...

OpiniãoÚltimas Notícias

Etanol não perde competitividade na bomba, perde na estrada

No debate sobre etanol e biocombustíveis no Brasil, quase sempre o foco...