Autorização publicada no Diário Oficial permite o desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas com genes Bt para controle de brocas e tolerância ao glifosato
A PangeiaBiotech Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. obteve licenciamento da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para utilizar germoplasma proprietário RB no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas. O contrato que formaliza a autorização foi publicado no Diário Oficial da União em 29 de janeiro de 2026.
Segundo a empresa, encontram-se em fase de experimentação eventos elite das variedades RB867515 e RB127825, que incorporam dois genes Bt, direcionados ao controle de brocas, além de um gene de tolerância ao glifosato.
De acordo com Paulo de Lucca, diretor da Pangeia Biotech, o licenciamento viabiliza o avanço de pesquisas aplicadas à cultura da cana-de-açúcar. “Trata-se de um passo estruturante para o avanço da biotecnologia aplicada à cana-de-açúcar no Brasil, com base em germoplasma amplamente adaptado e validado em campo”, afirma.
A companhia informa que entrou na fase de ampliação da experimentação e de estruturação do processo de desregulamentação junto à CTNBio, ao mesmo tempo em que organiza um grupo restrito de usinas parceiras interessadas em cofinanciar essa etapa.
As usinas participantes terão acesso preferencial aos materiais desenvolvidos e poderão integrar as estratégias futuras de licenciamento e de adoção comercial da tecnologia.