A Raízen S.A. informou que iniciou a contratação de assessores financeiros e legais para apoiar a elaboração de um diagnóstico de alternativas estratégicas voltadas ao fortalecimento de sua posição de liquidez, à otimização da estrutura de capital e à melhoria da interação com o mercado. A informação foi divulgada em comunicado ao mercado assinado por Lorival Nogueira Luz Jr., CFO e diretor de Relações com Investidores da companhia.
Segundo a Raízen, os trabalhos têm caráter preliminar e exploratório e, até o momento, não envolvem qualquer compromisso vinculante relacionado a eventual transação ou operação específica, que será oportunamente analisada e deliberada pelos órgãos competentes da companhia.
Em comunicado adicional, divulgado em resposta a questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre notícia publicada no jornal InfoMoney, a companhia esclareceu que, após consulta aos seus acionistas controladores, foi informada de que estes seguem avaliando, de forma prioritária, alternativas para a redução da alavancagem e o equacionamento da estrutura de capital, em apoio à estratégia de longo prazo da empresa.
Ainda segundo o comunicado, essas avaliações podem envolver a análise preliminar de diferentes transações e estruturas, sem que haja, até o momento, decisão tomada ou compromisso vinculante celebrado pela companhia ou por seus controladores.
A Raízen reforçou ainda que segue avaliando alternativas voltadas ao fortalecimento da liquidez, à otimização da estrutura de capital e à redução do endividamento, reiterando seu compromisso com a continuidade regular das operações e com a transparência na divulgação de informações relevantes ao mercado, conforme a regulamentação aplicável.
A companhia informou que o mercado continuará sendo devidamente atualizado sobre o tema, nos termos da legislação vigente.
Natália Cherubin para RPAnews