Home Últimas Notícias AET aposta no etanol e encomenda navio-aliviador Suezmax com propulsão híbrida e operação dual fuel
Últimas Notícias

AET aposta no etanol e encomenda navio-aliviador Suezmax com propulsão híbrida e operação dual fuel

Imagem digital ilustrativa do primeiro navio-aliviador com posicionamento dinâmico e propulsão híbrida elétrica da AET Crédito: Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd.
Compartilhar

Primeira embarcação DPST do grupo preparada para uso de etanol reforça estratégia de transição energética e liderança global da AET em soluções marítimas de menor emissão

Alinhada às ambições da AET de liderar tanto o segmento de navios-aliviadores quanto a transição energética marítima, a companhia assinou contrato para a construção de seu primeiro navio-aliviador com posicionamento dinâmico e propulsão híbrida elétrica (DPST). A embarcação foi projetada para operação dual fuel (bicombustível), preparada para o uso de combustíveis de menor intensidade de emissões, e será afretada em contrato de longo prazo.

A nova construção reforça a capacidade da AET no segmento de DPST e reflete o investimento estratégico da companhia na expansão dessa frota. A iniciativa combina inovação, excelência operacional e parcerias estratégicas para apoiar a produção de energia offshore, ao mesmo tempo em que avança no desenvolvimento de soluções de menor emissão.

Líder global em navios-aliviadores, a AET opera uma das maiores frotas de DPST do mundo, com 17 embarcações em operação no Brasil e na Noruega, além de planos adicionais de crescimento. Com capacidade dual fuel presente em todos os segmentos de navios-tanque de sua frota, a incorporação da propulsão híbrida elétrica amplia ainda mais as opções de menor emissão oferecidas aos clientes e reforça a competitividade da companhia.

O contrato foi firmado com o estaleiro Dalian Shipbuilding Industry Corp. para a construção de um navio-aliviador Suezmax DPST, com 154.000 toneladas de porte bruto (DWT). A embarcação será equipada com um sistema de armazenamento de energia elétrica (Electric Energy Storage – EES) e projetada para operação dual fuel com etanol, com entrega prevista para 2028.

Segundo Nick Potter, presidente e CEO da AET, “a AET é proprietária e operadora de uma das frotas de DPST mais jovens e maiores em operação no Brasil e nos mares do Norte e de Barents. Nossa experiência consolidada com embarcações dual fuel e o crescimento no segmento de navios-aliviadores têm sido impulsionados por parcerias sólidas. Nossa ambição é continuar ampliando nossa posição de liderança no setor e fornecer soluções de DPST confiáveis, seguras e sustentáveis para clientes em todo o mundo”.

Projetado para maior eficiência energética e com opcionalidade futura para operação dual fuel com etanol, o novo navio integra o programa de crescimento da frota com motor flex da AET e reforça a estratégia de transição energética da companhia, voltada à adoção de tecnologias de menor emissão em toda a sua frota.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado interrompe sequência de altas e registra primeira queda desde outubro em São Paul

Indicador do etanol CEPEA/ESALQ recua 1,26% na primeira semana de fevereiro, refletindo...

Últimas Notícias

Queda dos bonds da Raízen reduz custo para recompra de títulos

Rebaixamento de nota da Raízen por agência de classificação de risco levou...

Últimas Notícias

Câmara aprova urgência para Marco Legal do Transporte com apoio da Cide-Combustíveis

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 9, um pedido de urgência para análise...