Home Últimas Notícias Setor da cana mobiliza ministros após defesa de subvenção ao secretário-executivo da Fazenda
Últimas Notícias

Setor da cana mobiliza ministros após defesa de subvenção ao secretário-executivo da Fazenda

Compartilhar

A pedido do presidente da Câmara Federal, Hugo Mota, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda (Dário Durigan) recebeu, nesta quarta-feira (25), a bancada de líderes dos órgãos de classe canavieira nos estados do Nordeste, a exemplo da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

O gestor da pasta, que ouviu as justificativas do setor e a demanda por uma subvenção econômica diante dos efeitos noviços do tarifaço dos EUA sobre a cadeia produtiva, apresentou questões técnicas e anunciou que estudará o pleito. Mas não apresentou prazo nem agenda específica.

Para Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, foi dado o primeiro passo junto ao governo federal sobre a demanda emergencial. Mas, segundo ele, é preciso mobilizar outros ministérios e o Poder Legislativo também.

Mal terminará a agenda na Fazenda para o líder da AFCP junto aos das demais entidades se reunirem com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que hipotecou total apoio ao pleito. E na sequência se reuniram com os ministros da Defesa (José Múcio), das Comunicações (Frederico Siqueira Filho), e dos Transportes (Renan Filho), ambos foram favoráveis à subvenção.

“Acreditamos na viabilidade da implantação da subvenção, como já ocorreu no segundo governo Lula e nos governos de Dilma. Mas, para isso, parlamentares da Câmara Federal e do Senado precisarão defendê-la também. Trabalharemos neste sentido”, adianta Lima.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

EUA: produção de etanol avançou para 1,120 milhão de bdp na última semana

Estoques do biocombustível subiram 2,4% no período, para 26,699 milhões de barris...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes cresceram 5,3% em janeiro

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 3,87 milhões de toneladas...

Últimas NotíciasOpinião

Biocombustíveis: o antídoto brasileiro frente à crise energética global

A história mostra que grandes crises energéticas costumam abrir caminhos para mudanças...

Últimas Notícias

Primeiro dia do Cana Summit 2026 antecipa debates decisivos para o setor sucroenergético

Ribeirão Preto (SP) recebe a 3ª edição do encontro com lideranças e...