Home Últimas Notícias José Guilherme Nogueira assume coordenação da comissão de bioenergia do IPA
Últimas Notícias

José Guilherme Nogueira assume coordenação da comissão de bioenergia do IPA

Compartilhar

CEO da Orplana passa a coordenar articulação institucional do setor junto ao Congresso Nacional por meio do trabalho junto ao Instituto Pensar Agropecuária

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) passa a integrar a coordenação institucional da comissão de bioenergia do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), em Brasília (DF).

O CEO da entidade, José Guilherme Nogueira, assumiu a função com o objetivo de reforçar o setor de bioenergia no Congresso Nacional. O IPA reúne cerca de 60 entidades representativas do agronegócio e atua na articulação técnica junto ao Legislativo, assessorando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

De acordo com Nogueira, a participação da Orplana na coordenação amplia seu espaço de atuação institucional em pautas centrais da bioenergia e demonstra a soberania da organização.

“A Orplana tem a oportunidade de auxiliar o IPA e demonstrar a importância que o elo dos produtores de cana tem diante de todo o setor sucroenergético. Nesta coordenação, vemos um papel importante em trazer toda essa discussão, além de demonstrar a força da organização e levar a voz do produtor aliado a bioenergia em Brasília”, afirma.

De acordo com ele, a comissão trata de temas como uso do etanol, legislações para aumento do consumo de biocombustíveis e defesa da bioenergia no Congresso Nacional.

Sob a coordenação de Nogueira, a comissão deve atuar no acompanhamento de projetos legislativos e iniciativas que impactam diretamente o mercado de biocombustíveis, com foco na ampliação da competitividade do setor e na consolidação da bioenergia como eixo estratégico da matriz energética brasileira.

“Queremos trabalhar desde discussões como transição energética e descarbonização até projetos de lei que promovam essas oportunidades. Vamos representar toda a cadeia bioenergética e, claro, os produtores de matéria-prima para bionergia, pois queremos que eles tenham reconhecimento”, afirma e completa: “É fundamental todos buscarmos um direcionamento conjunto da bioenergia e o produtor é onde tudo inicia”.

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Últimas Notícias

Lula confirma que mistura de etanol na gasolina deve subir e indica alta para biodiesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 30, que...

Últimas Notícias

Etanol de milho do Brasil avança em regulamentação internacional para uso marítimo

Decisão remove um obstáculo para o biocombustível brasileiro, que superou uma etapa...

Últimas Notícias

Preços do petróleo disparam 4% com tensões no Irã que ameaçam o fornecimento

Os preços do petróleo subiram 4% nesta segunda-feira, 4, devido a preocupações...

Últimas Notícias

A aposta da FS, de etanol de milho, para crescer no Brasil, segundo o BTG

Relatório do banco aponta que, com o biocombustível, empresa busca consolidar sua...