Cooperativa prevê avanço na safra 2026/27 impulsionado pelos investimentos no campo e pela ampliação da capacidade industrial da unidade flex
A Cooperativa Pindorama projeta crescimento entre 5% e 10% na moagem de cana-de-açúcar na safra 2026/27 e espera ampliar a produção de etanol de milho e sorgo de cerca de 25 milhões para entre 40 milhões e 50 milhões de litros no novo ciclo. As perspectivas foram apresentadas na mais recente edição do boletim informativo De Mãos Dadas com o Agro, que também reforça a posição da cooperativa como a única indústria sucroenergética flex das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, ainda é cedo para projeções definitivas, mas os investimentos realizados no campo e as boas condições de desenvolvimento das lavouras sustentam uma expectativa positiva para a safra.
“A expectativa é que, no mínimo, a gente tenha uma repetição da safra passada. Mas, sendo otimista como eu sempre sou, acredito que possamos crescer entre 5% e 10%”, declarou.
De acordo com o presidente, cerca de 90% dos produtores associados realizaram os tratos culturais e a adubação das lavouras. Além disso, mais de 2,5 mil hectares de cana foram plantados no último ano, fator que contribui para um cenário favorável ao início da moagem.
Apesar das boas perspectivas, Klécio Santos ressalta que o desempenho final da safra ainda dependerá das condições climáticas ao longo do ciclo.
Produção de etanol de grãos
Outro destaque apresentado no boletim é a expectativa de expansão da produção de etanol de milho e sorgo. Com a unidade flex mais estruturada e os preços dos grãos mantendo estabilidade em relação ao ano passado, a cooperativa projeta um crescimento expressivo da atividade.
Na safra anterior, a Pindorama produziu cerca de 25 milhões de litros de etanol de milho e sorgo. Para o novo ciclo, a expectativa é elevar esse volume para entre 40 milhões e 50 milhões de litros, o que representa um incremento próximo de 100%.
Segundo Klécio Santos, a ampliação da capacidade industrial permitirá maior eficiência operacional e melhores resultados econômicos para a cooperativa.
“A indústria já está mais alinhada para quase dobrar a nossa capacidade de produção de etanol de milho e sorgo. Com os preços estáveis dos grãos, enxergamos um ano muito interessante para essa atividade, com crescimento da produção e da rentabilidade”, disse.
A abertura oficial da safra 2026/27 está marcada para o dia 16 de agosto, quando será realizada uma missa que marcará o início da moagem e coincidirá com o encerramento da festa da padroeira da comunidade, Nossa Senhora Assunta ao Céu.
Com informações da assessoria


