Home Últimas Notícias Usinas da Delta alcançam maior nota de eficiência ambiental no RenovaBio
Últimas Notícias

Usinas da Delta alcançam maior nota de eficiência ambiental no RenovaBio

Compartilhar

Unidades de biodiesel de Cuiabá e Rio Brilhante poderão emitir 229 mil CBios por ano após processo de recertificação pela ANP

As usinas de biodiesel do Grupo Delta Energia, localizadas em Cuiabá (MT) e Rio Brilhante (MS), alcançaram a maior nota de eficiência energético-ambiental entre as 48 plantas do segmento ativas no RenovaBio, segundo a companhia. Com a conclusão do processo de recertificação junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as duas unidades estão aptas a emitir, juntas, 229 mil Créditos de Descarbonização (CBios) por ano.

A recertificação envolveu uma auditoria sobre as operações das duas plantas, incluindo o levantamento da origem e do consumo das matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel. Os dados passaram pela validação da ANP e por consulta pública antes da confirmação das novas certificações, que têm validade de três anos.

A eficiência energético-ambiental é um dos componentes utilizados pelo RenovaBio para determinar a capacidade de geração de CBios pelos produtores certificados. Os créditos representam a redução de emissões de gases de efeito estufa obtida pelos biocombustíveis em comparação aos combustíveis fósseis e são ativos negociados na B3.

Segundo o Grupo Delta Energia, o desempenho obtido pelas unidades está relacionado, entre outros fatores, ao controle e à rastreabilidade das matérias-primas utilizadas na produção, que incluem óleos vegetais, gordura animal e matérias-primas recicladas, como óleo de cozinha usado.

“Alcançar a maior nota de eficiência energética entre 48 usinas de biodiesel ativas no RenovaBio no Brasil é um marco que valida nosso rigor técnico e comprometimento com a sustentabilidade”, afirma Luiz Fernando Leone Vianna, vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia.

De acordo com Vianna, o processo envolve o acompanhamento de toda a cadeia de suprimentos. “Cada detalhe da nossa operação é otimizado para gerar o máximo de energia limpa com o menor impacto ambiental possível”, acrescenta.

Unidades podem produzir 1,6 milhão de litros por dia

As duas plantas possuem, juntas, capacidade para produzir 1,6 milhão de litros de biodiesel por dia. A unidade de Rio Brilhante foi inaugurada em 2010 e possui capacidade de produção de 600 mil litros por dia. A fábrica ocupa uma área de 70 mil metros quadrados.

Já a planta de Cuiabá entrou em operação em 2019 e pode produzir até 1 milhão de litros de biodiesel diariamente, em uma área de 50 mil metros quadrados.

As unidades utilizam diferentes matérias-primas na fabricação do biocombustível, incluindo gordura animal e óleo vegetal, e possuem o Selo Biocombustível Social. Segundo a companhia, parte dos insumos é adquirida de cooperativas e agricultores familiares de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas, envolvendo mais de 800 pequenos produtores.

Setor aguarda avanço para o B16

O Grupo Delta Energia também aponta o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil como um dos fatores para a expansão do mercado. Atualmente, o setor aguarda a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) sobre a elevação do percentual de 15% para 16%, o chamado B16.

Para Vianna, a ampliação do uso dos biocombustíveis pode trazer efeitos econômicos, sociais e ambientais. “O incentivo aos biocombustíveis promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Brasil conta com marcos regulatórios que viabilizam uma oferta de energia sustentável, competitiva e segura”, afirma.

Com a recertificação no RenovaBio, as duas plantas permanecem habilitadas à geração de CBios pelos próximos três anos, tendo como referência a eficiência energético-ambiental apurada no processo de certificação.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Flávio: Vamos ter que discutir a quantidade de etanol na gasolina após mudanças

Em julho, o governo federal elevou de 30% para 32% o porcentual...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe aumenta moagem em 7% e produtividade em 17,4% na safra 2026/27

Companhia processou 6,45 milhões de toneladas de cana até julho e ampliou...

Últimas Notícias

Brasil importa menos fertilizantes, mas gastos sobem 7,3% em 2026

Compras externas recuaram para 22,4 milhões de toneladas até julho, enquanto desembolso...

Últimas Notícias

Netafim amplia investimentos em projetos e pós-venda para aumentar a eficiência da irrigação no campo

Empresa quadruplicou equipe técnica nos últimos cinco anos e fortaleceu estrutura de...