Home Etanol “A era do etanol chegou”, de acordo com Ministro indiano
EtanolÚltimas Notícias

“A era do etanol chegou”, de acordo com Ministro indiano

Ministro Puri visitando o pavilhão da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia e APLA - Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, com o apoio da ApexBrasil e do Ministério das Relações Exteriores.
Compartilhar
Com a presença dos dois mais importantes Ministros da Índia para o programa do etanol (Ministro do Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri, e o Ministro dos Transportes, Nitin Jairam Gadkari), o Pavilhão do Etanol no maior Salão do Automóvel da Ásia, AutoExpo 2023, foi oficialmente aberto na sexta-feira, 13. 
O ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia foi recebido pelo diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, e pelo diretor executivo da APLA, Flávio Castellari, além de representantes do setor privado indiano.
De acordo com o diretor executivo da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), Eduardo Leão de Souza, foi um grande dia para o etanol. “Considerando a relevância geopolítica da Índia nesta parte do mundo e a escala que o país naturalmente gera – 1,4 bilhão de habitantes e perspectiva de sextuplicar a atual frota de automóveis nos próximos 20 anos -, o embarque do país na tecnologia de carros flex e mistura de 20% de etanol na gasolina até 2025 é altamente significativo. Nas palavras do Ministro Puri: ‘A era do etanol chegou'”, disse o diretor executivo da Unica.
Durante a visita, Puri destacou a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes. Ele destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina, assim como a parceria com o Brasil para alcançar os bons resultados do programa, afirmando que o etanol é o “combustível verde do futuro na Índia”.
“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou Puri.
Ainda de acordo o diretor executivo da Unica, o momento significa um coroamento de um esforço de cooperação que vem sendo desenvolvido há muitos anos conjuntamente pelo governo e setor privado brasileiro. “Cujo caminho foi pavimentado com a assinatura do Memorando de Entendimento entre os governos do Brasil e Índia, liderado pelo ex-Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pelo lado brasileiro”, disse.
Um dos resultados concretos dessa cooperação foi o lançamento do “Centro de Excelência para o Etanol” (Ethanol CoE), uma plataforma digital para compartilhamento de conhecimento sobre o etanol, firmado em abril/2022 pelo presidente da UNICA, Evandro Gussi, e o presidente da Society of Indian Automobile Manufacturers (SIAM).
Em 2021, a Índia anunciou a antecipação em cinco anos, para 2025, da meta de mistura de 20% de etanol na gasolina. Paralelo a essa iniciativa, começam a circular neste ano os carros com tecnologia flexfuel, com motores que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (E100), em qualquer proporção.
“Muitos desafios, mas muitas oportunidades para o etanol como parte da solução de descarbonização da matriz de transportes global. A hora é agora”, disse Leão, em seu Linkedin.

Centro de Excelência

O lançamento do Centro Virtual de Excelência em Bioenergia (CoE) é iniciativa da Unica em parceria com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM). Em 2022, as entidades firmaram um memorando de entendimento para promover o etanol nos dois países e contribuir com informações técnicas para que outras nações, com vocação para essa agroindústria, possam desenvolver a tecnologia. A SIAM também é a coordenadora do Pavilhão Etanol na Auto Expo 2023.

“Nossa parceria com a SIAM tem sido extremamente frutífera para garantir o sucesso do programa de etanol na Índia. Estamos extremamente felizes em dedicar o CoE à Índia e esperamos que ele ajude todas as partes interessadas a adquirir informações atualizadas sobre avanços tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e sustentabilidade relacionadas à biomassa e à bioenergia”, afirmou o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

O presidente da SIAM, Vinod Aggarwal, disse que o lançamento da CoE apoiará e complementará os esforços dos governos na promoção da bioenergia, biocombustíveis e outros combustíveis de base biológica para a mobilidade com baixo teor de carbono na Índia e no Brasil. “Estamos confiantes de que o CoE ajudará as partes interessadas a compreender o etanol e as tecnologias disponíveis para permitir uma transição suave e eficiente”, afirmou Aggarwal. “Gostaríamos de agradecer à Unica por seu apoio e esperamos uma parceria longa e frutífera”, completou.

A apresentação do Centro de Excelência ganhou um espaço exclusivo e de destaque no estande brasileiro. O espaço Brasil na Auto Expo 2023 é promovido pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia.

A área tem 250 metros quadrados e reúne três seções, nas quais o visitante poderá interagir com elementos desenvolvidos para trazer experiências e conhecimentos sobre os benefícios do etanol para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Bilaterais Brasil-Índia

Na última semana, a Unica e a APLA também participaram de uma intensa agenda de reuniões para fortalecer a cooperação entre os países na área de bioenergia. Entre as bilaterais, destaca-se encontro com o Sous Sherpa da Índia no G20, Abhay Thakur, e com representantes do Departamento de Alimentos e Distribuição Pública, do Governo da Índia.

O diálogo, acompanhado por representantes da Embaixada do Brasil na Índia, estimulou uma maior colaboração entre os dois países na área de etanol e biocombustíveis. “Tivemos reuniões excelentes, tanto com o governo quanto com o setor privado. Todos destacaram a importância do apoio do Brasil nos avanços do programa etanol, uma agenda que traz grandes oportunidades para a indústria indiana”, disse diretor executivo da APLA, Flávio Castellari.

Natália Cherubin com informações da Unica

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...